Ex-MasterChef, Francisco Pinheiro leva seu talento para o novo Pé de Fava, em Santana

O restaurante Pé de Fava ficou marcado pelo programa Pesadelo na Cozinha, da Band, mas não há qualquer parentesco — a não ser o nome, claro — entre a casa que ficava em Guarulhos e foi detonada por Erick Jacquin na TV com o novo Pé de Fava, na Zona Norte paulistana.

A atual proprietária comprou a marca do antigo dono e resolveu reestreá-la em Santana, onde abriu as portas em junho.

Para comandar a cozinha, ela convocou um chef tarimbado — o cearense Francisco Pinheiro, com longa carreira na área em São Paulo e com passagem pelos reality shows culinários Mestre do Sabor, da Globo, e MasterChef Profissionais, da Band, no qual foi 2º colocado em 2017 (perdeu a final para Pablo Oazen, do restaurante Benza).

Um dos lemas de Francisco Pinheiro na cozinha é combinar simplicidade e elegância. Ele mostra isso nas receitas brasileiras que aguçam o apetite no cardápio do Pé de Fava.

Na ala das entradas, não perca a sugestão que seduziu a jurada Kátia Barbosa no Mestre do Sabor: a linguiça artesanal de camarão (59 reais; foto). É servida numa harmoniosa combinação com feijão-verde al dente e um delicado molho cítrico de limão-cravo mais o tempero cerefólio para perfumar o conjunto.

Outra entrada instigante traz pedacinhos de quiabo tostado untados em glacê de frango sob um ovo caipira de gema mole e espuma de queijo-de-coalho (49 reais; foto).

Rabada desfiada com canjiquinha de milho e agrião (76 reais), costelinha suína com purê de batata-doce roxa e molho de cerveja preta (69 reais) e um caprichado baião-de-dois (79 reais; foto), que podia ser um pouco mais úmido, estão na concisa lista de oito pratos principais.

Nas visitas realizadas, destacou-se a pescada-amarela coberta por molho de moqueca (89 reais; foto). Servida com farofa de cuscuz de milho e arroz, sobressai pelo molho — farto, equilibrado e cheio de sabor — que leva uma mescla de óleo de urucum (da moqueca capixaba) e azeite-de-dendê (da baiana).

Vale provar também o ótimo cupim de lenta cocção (75 reais) com purê rústico de mandioca, farofa de pão e um vigoroso molho preparado com o caldo que sobra do assado.

Aos sábados, no almoço, entra em cartaz a feijoada de feijão-vermelho (65 reais, individual; 92 reais, para dois), que vem acompanhada de arroz, costelinha, salada de couve, torresmo, farofa e rodelas de laranja.

Pé de Fava (@pedefavaoficial)
Rua Doutor César, 1288, Santana.
Telefone: (11) 96829-0676.
Terça a quinta, 12h/15h30 e 19h/22h30;
Sexta e sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Fecha aos domingos e segundas-feiras.

Foto do baião-de-dois: Ligia Skowronski/Divulgação



HIGHLIGHTS
Pé de Fava

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar