Paraíso ganha tailandês Krapook Khao, restaurante de alma caseira e acolhedora

Seja por hobby ou para buscar uma nova fonte de renda, o isolamento durante a pandemia estimulou muita gente a exercitar os dotes culinários. Foi o caso de uma tailandesa radicada no Brasil há 12 anos. Nascida em Sukhothai e criada na Ilha de Phuket, a chef Woonsen começou a preparar e vender por encomenda em São Paulo especialidades de seu país-natal.

A empreitada fez sucesso e ela decidiu transformar o então negócio caseiro num pequenino e despretensioso restaurante tailandês. Junto com o marido Adriano Kurosu, inaugurou em maio o Krapook Khao, que ocupa um sobradinho num quarteirão íngreme na Rua Mário Amaral, no Paraíso.

De nome que se refere a um marmiteiro tailandês, a casa é tocada pelo casal — ela na cozinha, ele no atendimento — com uma simplicidade que torna o endereço ainda mais atraente.

Entre as entradas, vão bem o gieow tod (38,90 reais; 9 unidades; foto), pastelzinho wonton frito recheado de pernil e camarão, e o nikuman de frango ao curry (15,50 reais), um bao típico fechado feito no vapor.

Os maiores méritos da cozinha estão na lista de pratos principais. Nela aparecem sete versões de khao pad, arrozes salteados na wok com diversos ingredientes e temperos e incrementados com carne bovina ou suína, frango, camarão ou tofu. Um deles é o nam prik pao (a partir de 42,90 reais), com molho agridoce, cebolinha, cebola, tomate e tempero tailandês.

Não perca o ótimo pad thai, receita tailandesa mais popular no Ocidente. Numa das sugestões, o macarrão de arroz vem misturado com cebolinha, tofu, pimenta, ovo e broto-de-feijão e turbinado com camarão e ovas do peixe-voador (62,90 reais; foto) mais o imprescindível molho de tamarindo.

Há também sedutores curries, que trazem três níveis de picância descritos assim no cardápio — baby, teenage e adult. Aviso: o intermediário, mesmo para iniciados em pimenta, já é bastante incendiário na boca. No dia da visita, foi provado o khao keang kieaw wan de frango (41,90 reais; foto), que leva um pungente curry verde com leite de coco, abobrinha e folha de limão-kaffir.

A oferta alcoólica é restrita. Aproveite então para escolher entre duas boas pedidas sem álcool: o chá natural de capim-limão (9,90 reais, quente ou gelado) e o delicioso iced tea thai com limão (12,50 reais; 450 mililitros).

Krapook Khao (@krapookkhao)
Rua Mário Amaral, 212, Paraíso.
WhatsApp: (11) 97624-5464.
Terça a quinta, 17h/22h;
Sexta e sábado, 11h/23h;
Domingo, 11h/21h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Krapook Khao

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Tailandesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar