Melhor bar alemão de SP, Zur Alten Mühle festeja 40 anos de história em plena forma

O ano de 2020 deveria ter sido de muita festa no Zur Alten Mühle. Quando irrompeu a pandemia, o melhor bar alemão de São Paulo, localizado no Brooklin, já havia marcado uma grande comemoração para o dia 21 de maio, quando completou 40 anos de funcionamento.

Em pleno vigor com quatro décadas de vida, o Zur — como é carinhosamente chamado — tem uma trajetória que se confunde com a da família Heying. Filhos do fundador (o imigrante alemão Wilhelm, nascido em Renânia do Norte-Vestfália), Werner e Carlos zelam pela casa desde a abertura, em 1980.

Nenhum endereço paulistano é capaz de transportar o cliente para uma autêntica taverna do interior da Alemanha como lá. O cenário dos recortados salões inclui paredes revestidas de muita madeira escura, pesadas mesas de mogno e dezenas de latinhas de cerveja perfiladas.

A cozinha preserva a boa forma de sempre. Duas boas pedidas para petiscar são o bouletten, um bem temperado bolinho de carne de fritura sequinha e crocante, e os deliciosos canapés montados no pão preto, como o de beef tartar e de linguiça blumenau, devidamente acompanhados de mostarda.

Aliás, para os familiarizados com picância, Werner começou a disponibilizar na casa três mostardas superpotentes que ele mesmo turbina com essência de mostarda (um óleo forte, extraído da semente). A sensação na boca lembra a da raiz-forte. São três níveis de ardência, sendo o mais forte deles de caráter quase insano, de fazer engasgar quem coloca mais que uma gota.

Até mais que a cozinha, o Zur fez sua fama nos quatro cantos da cidade pelo chope, tirado com incrível leveza e um dos melhores de São Paulo A velha chopeira a gelo em formato de barril foi aposentada, mas a nova, maior e elétrica, dá conta do recado.

O líquido que corre nas serpentinas era da Antarctica até 2005. Desde então, passou a ser da Brahma. Com colarinho na medida, vem à mesa numa charmosa taça com pezinho. Quem conhece, sabe: é difícil parar no primeiro.

A casa oferece também o chope alemão de trigo Paulaner (34,80 reais; 500 mililitros; foto) e, novidade, o célebre Pilsner Urquell (36,80 reais; meio litro; foto), da República Checa. Além do Zur Alten Mühle, somente o Empório Alto dos Pinheiros possui chopeira própria da Urquell na cidade de SP.

Outra boa-nova destes tempos de pandemia: Werner e Carlos assumiram a operação da Viti Forneria, localizada bem em frente ao Zur e especializada em pizzas e massas (salão e delivery).

Zur Alten Mühle (@zuraltenmuhle)
Rua Princesa Isabel, 102, Brooklin, tel.: (11) 5044-4669.
Segunda a domingo, 11h30/21h.



HIGHLIGHTS
Zur Alten Mühle

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Alemã

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar