Português de boa cozinha e preços camaradas, Costa Nova chega aos Jardins

Apesar da nossa histórica ligação com Portugal, não deixa de ser curioso que a cozinha lusitana seja representada em São Paulo sobretudo por restaurantes mais refinados e caros. Afinal, quando se visita a terrinha, o que abundam são as tascas, endereços de comida boa e barata.

Foi com inspiração neste tipo de endereço tão popular d’além-mar que o simpaticíssimo português Emanuel Marques abriu no ano passado o Costa Nova, em Pinheiros. O restaurante deu tão certo que ele acaba de inaugurar uma filial da casa nos Jardins.

Um dos méritos do Costa Nova é preparar pratos portugueses com ingredientes de boa qualidade sem carregar tanto nos cifrões.

No extenso cardápio, não faltam delícias para compartilhar, como os sequinhos bolinhos de bacalhau (26 reais; foto), a alheira frita (35 reais) e a moela de frango (25 reais).

Ainda assim, a entrada mais saborosa provada por lá foi o pica-pau (31 reais; foto), clássico dos botequins lisboetas. É preparado com picanha suína cortada para aperitivo flambada em uísque e mergulhada num ótimo rôti com vinho do Porto e pimenta-do-reino.

A cozinha também exibe bom desempenho nos pratos principais. Saboroso, mas preparado com crustáceos um tanto pequenos, o arroz de camarão e peixe tamboril (61 reais) não faz frente às tenras e saborosas lulas (53 reais; foto) salteadas com bacon acompanhadas de arroz de brócolis.

Os pratos de maior destaque da casa são os carnudos tentáculos de polvo à lagareiro (79 reais; foto) e, principalmente, o bacalhau à lagareiro (69 reais; na foto que abre o post).

Nele, uma posta do nobre bacalhau Gadus morhua é empanada na farinha de rosca e depois levada ao forno. Chega bem acompanhado de batata ao murro, cebola caramelizada, azeitona preta, brócolis, tomate e lâminas de alho frito.

A casa também prepara, sob encomenda, o tradicional leitão assado à moda da Bairrada. No dia da visita, as cervejas foram acertadamente servidas em copos resfriados. A seleção inclui a boa mineira Wäls Session Citra, uma IPA suavizada em amargor e teor alcoólico; Heineken long neck; e a Super Bock (14 reais), uma american lager bem popular em Portugal.

Costa Nova — Jardins (@restaurantecostanova)
Alameda Lorena, 1908, Jardins, tels.: (11) 3063-2876 e 9-9708 -3738.
Segunda e terça, 12h/23h;
Quarta e quinta, 12h/0h;
Sexta e sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/22h.



HIGHLIGHTS
Costa Nova Jardins

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Portuguesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar