Restaurante Lena desponta em Pinheiros com inventiva cozinha mineira com toque de chef

Logo na entrada, um quadrinho discreto anuncia: “É a Minas que você conhece, mas nunca provou assim”. Esse é o lema de um novo restaurante que está dando o que falar, inaugurado em julho na Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, a uma quadra da Rua dos Pinheiros.

Com vocação diurna, aberto para café da manhã e almoço, o Lena foi criado pelo chef mineiro Mário Santiago, que apresenta ali receitas de seu estado natal em releituras cheias de personalidade.

Um dos fundadores d’A Pão de Queijaria, em BH — casa da qual já se desligou —, Santiago chegou a São Paulo em 2018.

Formou-se na Le Cordon Bleu de SP e trabalhou por três anos no Manioca, de Helena Rizzo, antes de inaugurar o Lena, seu primeiro negócio paulistano.

Uma das tentações ali é o pão de queijo de produção própria, feito com queijo da Serra da Canastra curado por 30 dias. Numa das versões, chega recheado com costelinha desfiada, molho de goiabada defumada e picles de quiabo (32 reais).

Também iniciam bem a refeição o pão com linguiça feita na casa coberto de molho romesco, chilli oil e picles de jiló (34 reais) e os carnudos torresmos com molho de iogurte, ervas e pepino (34 reais; foto).

Entre os pratos principais, já virou um queridinho da clientela (com razão!) a ótima e vistosa galinhada (71 reais; foto).

Bem úmido, envolto num caldo rico em colágeno, o arroz chega potencializado por múltiplos temperos, como shoyu, nam pla e pimentas de cheiro e dedo-de-moça.

A sugestão acompanha pétalas de cebola-roxa, sobrecoxa de frango bem crocante e gema de ovo curada em shoyu e cachaça.

Também causou ótima impressão o suculento cupim (86 reais), cozido lentamente a vácuo por 12 horas, até desmanchar. É escoltado por sedoso purê de mandioquinha, farofa de feijão frito e molho rôti com um toque de jabuticaba.

Entre as sobremesas típicas, desponta o mineiríssimo mix de doces em calda (de mamão verde e jabuticaba, por exemplo), servidos com queijo Canastra, creme de ricota e biscoito amanteigado (36 reais). 

Lena Restaurante (@lenaemsp)
Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 98, Pinheiros.
Terça a sexta, 11h30/16h30;
Sábado, 9h30/16h;
Fecha domingo e segunda.

Fotos: @tasteandfly



HIGHLIGHTS
Lena

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar