Miya, do chef Flávio Miyamura, renasce no Baixo Pinheiros no formato de um wine bar

Ao mesmo tempo que comanda o asiático Dasian, na Faria Lima, o chef Flávio Miyamura decidiu reviver, em novo endereço e formato, o restaurante de cozinha autoral que o projetou. Em agosto, renasceu o Miya, que funcionou de 2012 a 2017 na Fradique Coutinho.

Agora um wine bar, o Miya migrou para a região apelidada de Baixo Pinheiros. Passou a ocupar os fundos, a varada e o andar de cima do sobrado na Rua Padre Carvalho habitado por uma loja da Grand Cru.

Esta é a segunda empreitada recente de Miyamura em uma unidade da importadora. Entre 2018 e 2020, ele comandou o extinto Extásia, na loja da Vila Nova Conceição.

As onze sugestões de entrada e os cinco pratos principais trazem dicas de harmonização, como a croqueta de jamón com maionese picante (45 reais; foto), indicada para acompanhar um branco encorpado ou um tinto de corpo leve.

A lista de pedidas para compartilhar reúne ainda pastéis recheados de queijo brie e cebola caramelada (49 reais); o sanduíche katsu sandu (de barriga de porco empanada) com aïoli no pão brioche (62 reais) e a frittata de camarão (49 reais; foto), uma panqueca ao estilo de uma pizza inspirada da receita coreana remur padjon.

Se for para escolher uma só, não perca uma receita-assinatura de Miyamura — a tostada de milho (69 reais; 4 unidades) montada como um canapé com atum marinado, maionese de raiz-forte e salada de alga wakame.

O cliente aficionado por vinho encontra no novo Miya algumas vantagens. Pode-se beber uma garrafa ali pagando o preço da importadora e, ainda melhor, pedi-los em taças. São mais de 90 rótulos, entre espumantes, brancos, rosés e tintos, servidos pelo sistema Coravin — que extrai o vinho da garrafa preservando a rolha.

Entre as sugestões em dose, duas dicas certeiras são os blends tintos Conversa (28 reais; 100 mililitros), da portuguesa Niepoort, do Douro, e o argentino Nieto Sienetiner Don Nicanor Blend (32 reais; 100 mililitros), de Mendoza — ótimo assemblage de malbec, cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e petit verdot.

Para fechar a visita, escolha um dos pratos principais, entre os quais vale destacar o risoto de camarão com um toque certeiro de tucupi (95 reais; foto) e o apetitoso fettuccine ao ragu de costela (79 reais).

Miya Wine Bar (@miyawinebar)
Rua Padre Carvalho, 55, Pinheiros.
Quarta a sexta, 18h/23h;
Sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Domingo, 12h/16h;
Fecha segunda e terça.

Fotos: Danilo Giunchetti/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Miya Wine Bar

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar