Dez lugares com pratos especiais de Páscoa para pedir delivery nesta Semana Santa

Por conta da pandemia, teremos uma Páscoa excepcional, com os restaurantes ainda temporariamente fechados e sem as tradicionais confraternizações familiares. Mesmo assim, os endereços não deixaram de preparar pratos especiais para a data, que podem ser pedidos por delivery. Confira uma seleção de dez casas com tentadoras receitas para a Semana Santa:

# Evvai (@evvai_sp)
O chef Luiz Filipe Souza, do premiado Evvai, oferece três receitas especiais: lasanha de bacalhau no forno a lenha (83 reais); robalo ao molho romesco (de avelã, típico da Catalunha) com palmito-pupunha e purê de batata (87 reais; foto); e o bacalhau “fica em casa” (87 reais), que leva lombo de bacalhau confitado, purê de batata, cebola assada, farofa de pão, maionese e tapenade de azeitona). Pedidos via iFood e WhatsApp (11 3062-1160).

# Adega Santiago (@adegasantiago)
O célebre endereço ibérico está oferecendo 20% de desconto nos pedidos feitos por telefone (11 3081-5211) que forem retirados na matriz da Rua Sampaio Vidal — única das três unidades paulistanas da Adega que permanece aberta. A sugestão de Páscoa é a bacalhoada na lenha, elaborada com o nobre Gadus morrhua mais batata, cebola, tomate, pimentão, azeitona preta e ovo (231 reais; 2 pessoas). Mais em conta é o bacalhau à brás (79 reais), desfiado e mexido com ovo e batata palha.

# Boto (@boto.restaurante)
Em seu novo restaurante, o chef Leo Botto prepara na Sexta-Feira Santa o nhoque de batata assada com creme de queijo curado e farofa de pão (52 reais). No domingo de Páscoa, pode-se pedir em casa o arroz moquém (assado na brasa) com coxão mole angus, molho roti e ovo frito (52 reais) e o baião de três (arroz, feijão, queijo-de-coalho e linguiça; foto), por 42 reais. Entrega: 12h às 15h e 19h às 22h. Pedidos pelo iFood e WhatsApp (11 3031-0680).

# Arimbá (@arimbarestaurante)
Com cardápio repleto de delícias caipiras brasileiras, o restaurante de Angelita Gonzaga prepara nesta semana a torta capixaba — tradicional receita da Semana Santa no Espírito Santo. “Chamamos de torta por conta do formato da panela de barro, mas não leva farinha”, explica a chef capixaba. Feita no forno, leva bacalhau, camarão, siri catado da Ilha das Caieiras e sururu de mangue, além de azeitona e palmito. A sugestão (47,50 reais; individual) acompanha arroz branco e moqueca de banana-da-terra. É possível pedir a torta num combo (110 reais) que inclui uma panelinha de barro e a cerveja italiana Tre Fontane Tripel, reconhecida como trapista em 2015. A torta será servida até domingo. Pedidos no Arimbá (tel.: 11 3477-7063 e 9-7426-3103).

# Micaela (@restaurantemicaela)
Um dos melhores restaurantes de cozinha brasileira de SP, o Micaela, do chef Fábio Vieira, celebra a Páscoa com o rigatoni ao bechamel de quatro queijos brasileiros gratinado com tomate e pirarucu defumado (68 reais; foto). Prepara também, para até 4 pessoas, a moqueca de pirarucu (290 reais) e, no domingo de Páscoa, o arroz de pernil de cabrito assado (270 reais). Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (11) 3473-6849 ou pelo Rappi.

# Le Jazz Brasserie (@lejazzbrasserie)
Com quatro unidade paulistanas, o sempre concorrido bistrô adiciona ao menu de sexta (9/4) a domingo (12/4) o arroz caldoso de bacalhau (62,50 reais; foto). Inspirada na cozinha portuguesa, a receita do chef Chico Ferreira é um arroz bem molhadinho com bacalhau em lascas, azeitona preta e ovo mollet. Pedido podem ser feitos pelo iFood e também no WhatsApp (11 95311-5884).

# Muquifo (@muquifo.restaurante)
O simpático restaurante da chef Renata Vanzetto é focado em receitas afetivas de sua própria família. Na Sexta-Feira Santa, ela inclui sugestões como as sardinhas cozidas na panela de pressão com tomate, ervas e pimenta (24 reais) e o espaguete incrementado com frutos do mar (84 reais; foto) como vôngole, mexilhão e camarão. Delivery somente pelo aplicativo iFood.

# Dalmo Barbaro (@dalmobarbaro)
A filial paulistana deste querido restaurante do litoral paulista aposta em pratos para a família nesta Páscoa. É possível pedir pelo Rappi ou retirar no local. Uma das mais célebres receitas da casa, o peixe scarpa poderá ser pedido em porção para duas (156 reais) ou quatro pessoas (256 reais). Traz pescada-cambucu grelhada ao molho de alcaparra na manteiga e acompanha batata sautée e palmito-pupunha laminado.

# Ici Brasserie (@icibrasserie)
O cardápio de inspiração francesa da casa ganha reforço de sexta (10/04) a domingo (12/04) de uma brandade de bacalhau (foto) — sim, é uma receita francesa. Custa 69 reais e acompanha tomate confit e pão de alho. Pedidos pelo iFood e Rappi e no telefone da unidade da Rua Bela Cintra (2883-5063).

# Bistrô Charlô (@bistrocharlo)
O restaurante do banqueteiro Charlô Whately prepara um menu de Páscoa para 2 pessoas por 280 reais. Inclui entrada (peixinho, a planta, com sour cream), dois pratos (penne com camarão e limão-siciliano e bacalhoada) e sobremesa (semi-esfera de chocolate Callebaut). Pedidos pelo Rappi e iFood.

PREÇOS CHECADOS EM ABRIL DE 2020.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar