São Paulo perde seu sumo pontífice da coquetelaria, Derivan Ferreira de Souza

As homenagens serão muitas — e mais que merecidas. São Paulo perdeu ontem seu pontífice da coquetelaria, Derivan Ferreira de Souza (1955-2023). Teve um mal súbito em Lisboa nesta quinta (18/5), onde participava do evento Lisbon Bar Show ao lado de outras feras da área.

Paremos de rodar as colheres-bailarina, de desrosquear as garrafas e chacoalhar as coqueteleiras em 1 minuto de silêncio a este profissional que foi pai de toda uma geração de barmen — isso mesmo, barman!

Derivan já era uma das maiores autoridades em coquetelaria no Brasil muito antes de entrar na moda termos como ‘bartender’ e (argh!) ‘mixologista’.

Natural da Bahia, o carismático Derivan começou a estudar coquetelaria aos 17 anos e foi longe na carreira. Pertenceu ao alto escalão da International Bartenders Association (IBA), publicou livros, ganhou campeonatos e foi um dos principais responsáveis por incluir a caipirinha entre os coquetéis oficiais da entidade.

Sempre de paletó e gravata, ganhou notoriedade na época que dirigiu o saudoso Bistrô, que marcou história no centro paulistano, e o San Francisco Bay, na Rua Barão de Capanema, nos Jardins — piano-bar que também deixou saudades.

Nos meus anos de Veja SP, tive a sorte de beber seus drinques no improvável bar Tanoeiro, no Brooklin; no Esch Cafe, desviando das baforadas de charuto enquanto apreciava os dairiquis que ele havia aprendido no El Floridita, em Havana; no bar Número (ainda lembro daquele shakerato!); e, por último, no Blue Note SP, onde ele recebeu em 2019 a placa comemorativa do TASTE AND FLY.

Partiu uma lenda, mas seu legado continua.
Por trás do primeiro gole em um drinque perfeito sempre haverá um pouco de Derivan.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar