Vila Madalena ganha bacana pizza-bar Marias e Clarices, que usa cerveja na massa da pizza

Uma das joias da música brasileira, O Bêbado e a Equilibrista não só foi eternizada na voz de Elias Regina em 1979 como virou o Hino da Anistia. A bela canção de João Bosco e Aldir Blanc empresta um de seus versos para batizar um novo pizza-bar da Vila Madalena, o bacana Marias e Clarices — inaugurado no último quarteirão da Rua Mourato Coelho.

A Clarice da canção é a viúva do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975), o Vlado, assassinado nos porões do regime. A homenagem não é gratuita. Quem comanda a casa é Ivo Herzog, filho de Vladimir.

No espaçoso imóvel, um galpão com aspecto de novinho em folha, são servidas ótimas pizzas individuais à moda napolitana. Os discos de fermentação lenta são assados num forno híbrido (a gás e a lenha) importado da Itália.

Uma curiosidade: as massas levam cerveja ao invés de água na preparação. São três versões, com cervejas artesanais dos estilos weiss, IPA ou red ale (cada uma delas com nuances de cor e sabor). Dentre as 15 sugestões de cobertura, uma das mais atrativas é a de burrata (56 reais; foto), com base de tomate e servida com cremosa peça do queijo maçaricada.

Há também a de mussarela de búfala com presunto cru e folhas de rúcula (48 reais), a toscana (de mussarela com calabresa curada; 45 reais) e a vegetariana biza (42 reais), com abobrinha refogada, mussarela e parmesão.

Nas visitas anônimas realizadas, destacou-se a cobertura de queijos artesanais mineiros (52 reais; foto), que combina queijos de três regiões de Minas — Serra da Canastra, Serro e Cerrado.

Para acompanhar as pizzas, não perca um dos cinco chopes (14 reais cada um) fornecidos pelo bar Cervejaria Nacional, em Pinheiros. Dentre eles, sobressaem o Kurupira Ale, red ale com malte e caramelo em destaque no sabor, e o ótimo Mula IPA, com lúpulos cítricos americanos na receita e respeitáveis 7,5% de teor alcoólico.

Uma adega climatizada com capacidade para 450 garrafas guarda brancos e tintos como os chilenos Kalfu Kuda Pinot Noir 2017 (112 reais), elaborado pela Viña Ventisquero, e o Odfjell Capítulo 2017 (130 reais), este um blend das uvas malbec (42%), carignan (30%) e cabernet sauvignon (28%).

Marias e Clarices
Rua Mourato Coelho, 1447, Vila Madalena, tel.: (11) 3819-3310.
Terça e quarta, 18h/23h;
Quinta e domingo, 18h/0h;
Sexta e sábado, 18h/1h;
Fecha às segundas-feiras.

Foto da pizza de burrata: Rubens Kato/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Marias e Clarices

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Pizza

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar