Chef Renata Vanzetto emplaca mais um simpático endereço nos Jardins, o Muquifo

Uma das principais chefs-empreendedoras paulistanas, Renata Vanzetto encontrou fôlego para abrir mais um negócio na cidade. A criadora dos restaurantes Marakuthai e Ema, do bar MeGusta e da lanchonete Matilda acaba de inaugurar nos Jardins o simpático Muquifo.

Na Rua da Consolação (entre as alamedas Itu e Franca), o já lotado endereço tem localização peculiar e atmosfera de casa da vovó. Foi montado em salões abaixo do nível da calçada (um tanto ruidosos, registre-se) que pertencem a um antigo sobrado. O ponto alto é a decoração graciosa e atenta aos detalhes, uma marca registrada das casas de Renata Vanzetto.

Ela idealizou o cardápio do Muquifo a partir de uma deliciosa inspiração afetiva. O menu reúne receitas de Dona Cida, sua nonagenária avó materna, e também outros familiares, como as tias Rejane e Cristina e o cunhado Ado.

Pode-se divertir o paladar com algumas das nove entradinhas. Tem preço amigável o eggsponge (16 reais), apetitoso sanduíche de bife à milanesa, bacon e creme de milho no pão fofinho de ovo.

Também agradaram nas visitas realizadas o bolinho de espaguete à matriciana (16 reais; duas unidades; foto) e o coraçãozinho de alcachofra frito (22 reais; duas unidades), este acompanhado de delicioso aïoli de alho assado.

Uma combinação meio forçada é das sequinhas manjubinhas fritas (18 reais; 6 unidades; foto), por si só uma atração, com uma coalhada seca caseira muito boa, que merecia brilhar sozinha.

A lista de pratos principais, de preços menos atraentes, reúne receitas que confortam, de pegada caseira, a exemplo do arroz de carne de panela (fraldinha) com escarola, paio e cebola (60 reais) e do trivial filé-mignon à milanesa (67 reais) com batata ao forno ao creme de leite e manteiga.

Duas boas massas merecem destaque: o rigatoni à matriciana coberto por crocantes lulas à dorée (65 reais; foto) e o espaguete do cunhado Ado (48 reais, só a massa; 80 reais, com acréscimo de polvo dourado no azeite), que leva um molho secreto de tomate, creme de leite e páprica.

A carta de vinhos é bem limitada. Para bebericar, aposte nos corretos coquetéis clássicos, como o negroni (29 reais) e o gim-tônica servido como manda a tradição num belo copo alto (27 reais, com gim Arapuru; 35 reais com Tanqueray).

Muquifo — Cozinha de Família
Rua da Consolação, 2910 (subsolo), Jardins.
Tel.: (11) 98232-7677 (horário comercial).
Terça a sexta, 12h/15h e 19h/23h;
Sábado, 13h/16h e 19h30/23h30;
Domingo, 13h/16h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos do abre, do bolinho de espaguete e do sanduíche: Rubens Kato/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Muquifo

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar