Os bons ventos continuam soprando para o lado dos wine bars em São Paulo. No início de novembro, a Vila Madalena ganhou mais um reforço bacana no segmento: o recém-inaugurado Gnomo, dos mesmos donos do restaurante Nomo, que fica bem em frente.

Na simpática esquina das ruas Harmonia e Rodesia, a novíssima casa recebeu esse nome em referência ao seu tamanho liliputiano — são somente 30 lugares, divididos entre o salãozinho e a calçada.
Coube à sommelière Patrícia Werneck, uma das sócias, montar a esperta carta de vinhos com 50 rótulos — entre espumantes, brancos, laranjas e tintos — todos na linha dos naturais, biodinâmicos e de baixa intervenção, o mantra do momento em SP. No dia a dia, quem orienta os clientes é o sommelier Paulo Candido (ex-Nelita).

Além dos ótimos exemplares do Dão da portuguesa Julia Kemper, outra escolha certeira é o italiano San Brizio 2022 (50 reais a taça), elaborado com a uva garganega pela vinícola La Cappuccina, na denominação de Soave, no Vêneto.
De complexidade aromática e mineralidade marcante, este branco é fermentado em barricas de carvalho de 500 litros e elaborado pela técnica de sur lie (“sobre as borras”). Nela, a bebida fica em contato com os resíduos das leveduras após fermentada, ganhando mais textura e cremosidade.

Dos tintos, duas dicas francesas infalíveis são o Taparas Domaine D’Estézargues 2023 (45 reais a taça), agradável corte do Rhône de grenache, syrah e carignan; e o ótimo cabernet franc L’îlot des Biches 2020 (60 reais a taça), do Vale do Loire.
No menu do chef Nando Carneiro figuram boas sugestões para acompanhar, como os bolinhos de mac ’n’ cheese incrementados com água de kimchi (58 reais), o babaganoush de jiló servido com pão sourdough (40 reais) e os deliciosos capeletes de pato e morcilla in brodo (48 reais; foto).
Gnomo (@gnomovinhos)
Rua Rodesia, 206, Vila Madalena.
WhatsApp: (31) 9-9121-6648.
Quinta, 18h30/23h;
Sexta, 18h30/1h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h30/18h30.
Fotos: @tasteandfly
HIGHLIGHTS
Gnomo

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada