Donos do Caledonia lançam sanduicheria virtual Quimera, que monta ousadas receitas

Os sócios do Caledonia — bar especializado em uísques eleito uma das dez melhores novidades de 2020 pelo TASTE AND FLY — lançaram-se no início de fevereiro numa nova empreitada. Resolveram apostar numa sanduicheria virtual, a Quimera Sandwich & Co.

A nova marca opera somente no modelo de delivery e solta os pedidos da cozinha do Caledonia, em Pinheiros, para entregas num raio de até 7 quilômetros (que inclui bairros como Itaim e Jardins). As oito receitas disponíveis são ousadas e buscam agregar ingredientes de nacionalidades diferentes.

A Argentina encontra a Coreia, por exemplo, no kimchi choripán (29 reais), curiosamente montado num pão francês redondo. Nesta versão, o clássico rio-pratense de pão, linguiça e molho chimichurri ganha um toque discreto (até demais!) de kimchi — acelga fermentada picante que é patrimônio da cozinha coreana. Pelo preço, porém, a sanduíche poderia ser um pouco maior.

Saiu-se melhor no teste realizado o croque-señor (33 reais; foto), este sim em tamanho que vale uma refeição. O sanduba pega carona no clássico francês croque monsieur.

No lugar de presunto, traz saboroso lombo suíno desfiado levemente picante entre fatias de pão de miga. Completam a receita o molho mornay (preparado a partir do bechamel) e queijo gruyère gratinado por cima.

Para quem gosta de bagel, a dica é o lox wakame (41 reais; foto). Sua principal atração é o salmão usado na receita, que é marinado na casa em polpa de beterraba, açúcar mascavo, dill e um pouco de uísque.

No acabamento da receita aparecem alga wakame, katsuobushi (peixe seco ralado) e coalhada seca — que poderia vir também à parte ou em maior quantidade para deixar o sanduíche mais úmido e apetitoso.

Também interessante é o meatball-banh (31 reais; foto), inspirado no sanduíche vietnamita banh mi. Montado no pão de leite em formato de baguete, combina almôndegas de carne bovina, molho apimentado na medida, picles de cebola-roxa, maionese, coentro e amendoim.

Quimera Sandwich & Co. (@quimerasandwichco)
Pedidos somente pelo aplicativo Rappi.
Terça a sábado, 17h/22h.

Fotos: Tales Hidequi/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Quimera Sandwich & Co.

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Sanduíches

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar