Dentro de uma floricultura, Raio que o Parta atrai com ótima coquetelaria na Barra Funda

Aficionados por coquetelaria que circulam pela região central de SP ganharam um novo endereço para cultuar no pedaço. No limite entre a Barra Funda e Santa Cecília, nasceu o bar Raio que o Parta, criado pelo bartender David Barreiro e sua mulher, a florista Marília Fialka.

Assim como o célebre bar porteño Florería Atlántico, o Raio que o Parta também fica deliciosamente escondido dentro de uma loja de flores — no caso, a Fialka, que pertence à Marília desde 2020.

Depois de cruzar o salão da floricultura, que ganhou mesas e funciona como ambiente de espera, os clientes encontram um espaço marcado por jogo de espelhos, iluminação leitosa e balcão de 13 lugares revestido de caquinhos de azulejo — alusão ao estilo arquitetônico paraense conhecido como raio que o parta.

Muito bem sacada, a carta com 19 receitas aposta em quatro vertentes de coquetéis: brasileiros, autorais, clássicos atemporais — como negroni (35 reais) e manhattan (39 reais) — e versões mais nobres, feitas com bebidas sofisticadas, a exemplo do last world (89 reais) e do bobby burns (89 reais), este com uísque japonês The Chita.

Os drinques autorais da carta, assinados por David Barreiro e seu irmão Well, surpreenderam na visita realizada.

Com acidez vibrante e sabor singular, o cocais (45 reais) põe a Amazônia na taça ao combinar vodca com bacuri, cordial artesanal de cupuaçu, limão-taiti e açúcar.

Os fãs de jerez irão aprovar o calango (35 reais), no qual o vinho fortificado andaluz ganha a companhia de gim e cordial de cardamomo. Também harmonioso, o bananeira sei lá (39 reais) é clarificado com leite e combina o toque defumado de moonshine com banana-da-terra, limão-taiti, Angostura, solução salina e açúcar de coco.

A seção de comidas — que merecia ser ampliada — traz sugestões com pescados maturados a seco na própria casa. Bom para compartilhar, a seleção do mar (95 reais) reúne escabeche de mexilhão, peixe cru do dia com bottarga, manteiga de aliche, picles de erva-doce, salada de folhas e pão de fermentação natural.

Boa notícia: o Raio que o Parta tem vocação notívaga. Funciona até 2h de quinta a sábado e também na segunda.

Raio que o Parta Bar (@raioqueoparta.bar)
Rua Margarida, 30, Barra Funda.
WhatsApp: (11) 97494-6838.
Quinta a sábado, 19h/2h;
Domingo, 17h/0h;
Segunda, 19h/2h;
Fecha às terças e quartas.



HIGHLIGHTS
Raio que o Parta Bar

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar