Restaurante Fumée, do chef Diego Gimenez, leva gastronomia de qualidade à Vila Romana

Depois de trabalhar por cinco anos no restaurante Skye, onde foi braço-direito do chef Emmanuel Bassoleil, o paulistano Diego Gimenez trilhou o caminho que muitos profissionais da cozinha sonham na profissão — utilizar a bagagem adquirida para empreender na área.

Em 2020, criou a marca de carnes defumadas congeladas D.I.O e agora inaugura seu primeiro restaurante. Ao lado de cinco sócios, ele abriu no início de julho o bacana Fumée.

Espaçoso e com um atraente quintal (foto), o novo endereço leva mais gastronomia de qualidade à região da Vila Romana.

Uma pedida particularmente boa para petiscar antes da refeição são os nacos de barriga de porco pururucados (45 reais; foto) servidos com geleia de pimenta e cachaça.

Ainda entre as entradas para compartilhar, marcam presença a provoleta (queijo provolone na brasa com mel de abelha jataí; 42 reais) e a polenta cremosa com ragu de coração de galinha (45 reais; foto), que pedia um pouco mais de sal no dia da visita.

Um dos ótimos pratos principais, chamado de marmita do gaúcho (85 reais; foto), chega numa panela envolta em um lenço. Dentro dela encontra-se uma ripa de costela bovina sobre um delicioso arroz cozido no próprio caldo da carne incrementado com linguiça, bacon, cebola caramelizada, folhas de mostarda e aïoli defumado.

As carnes, aliás, são protagonistas do cardápio. Da grelha aquecida com carvão e lenha saltam três tipos de linguiça (43 reais) além de assado de tira (85 reais), ancho (85 reais) e entraña (70 reais), este um corte do diafragma bovino, atrás das costelas, que os argentinos e uruguaios tanto apreciam.

O chef Diego Gimenez, que participou do programa Mestre do Sabor em 2019, incluiu no menu do Fumée um apreciado corte defumado do seu projeto D.I.O — o brisket (90 reais). Extraído do peito bovino, é defumado por seis horas na churrasqueira fechada chamada pit smoker.

A cervejinha para acompanhar (Patagonia Amber Lager long neck; 14 reais) estava trincando de gelada na visita realizada.

Fumée (@fumeesp)
Rua Camilo, 141, Vila Romana.
Terça a sexta, 17h/23h;
Sábado, 12h/23h;
Domingo, 12h/18h;
Fecha às segundas-feiras.

Foto do chef: Gabriel Machado/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Fumée

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Carnes

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar