Adega Santiago ganha primeiro endereço no Rio, de cozinha tão boa quanto à matriz de SP

Um dos mais festejados restaurantes de São Paulo, onde possui três unidades sempre apinhadas de gente, a ibérica Adega Santiago acaba de chegar ao Rio. Em julho, o restaurateur Ipe Morais inaugurou o primeiro endereço carioca da casa, no Village Mall (espécie de shopping Cidade Jardim de lá), na Avenida das América, na Barra da Tijuca.

Com bonita ambientação, que inclui 11 impactantes luminárias assinadas pelo arquiteto carioca Thiago Bernardes, a casa ocupa um elegante salão envidraçado no 2º piso, que proporciona durante o dia vista panorâmica para a Lagoa da Tijuca.

Ipe convocou para tocar a unidade do Rio o experiente sommelier Jaci Soares, que abriu a matriz da Adega, em 2006; teve seu próprio restaurante, o Tempranillo, na Vila Nova Conceição; e passou recentemente pelo italiano La Macca, nos Jardins.

Um dos desafios de abrir filial fora de seu reduto é manter o padrão da cozinha — e nisso a Adega carioca sai-se bem, mantendo a excelência da matriz.

Daquelas de causar dúvida na hora da escolha, a lista de entradinhas para compartilhar é sortida e tentadora. Para quem ainda não provou, o croquete de pato (45 reais a porção com 6 unidades; foto) é um irresistível campeão de pedidos da casa.

Outras delícias luso-hispânicas norteiam o menu, a exemplo da vieira na concha com flor de sal e azeite de limão-siciliano (17 reais; foto); da cremosa alheira frita (50 reais) já cortada para aperitivo, das sardinhas portuguesas assadas em forno a lenha (51 reais) e do clássico espanhol gambas al ajillo (62 reais; meia porção; foto), camarão-rosa ao alho e pimenta calabresa em azeite fervente.

Também encantam os pratos principais. A paella é impecável e mesmo a porção individual (95 reais; foto) pode satisfazer um casal como complemento às entradas. Também ótima opção, o úmido arroz de pato (52 reais; meia porção), cheio de sabor, vem coberto por batata palha artesanal e é servido com coxa de pato confitada finalizada no forno a lenha.

Dois tintos espanhóis agradáveis e de preço comedido para acompanhar: o Al-Muvedre Monastrell 2015 (136 reais), do célebre produtor Telmo Rodríguez, e o Petit Pittacum 2015 (178 reais), elaborado com a uva mencía da região de Bierzo.

Como alguns preços assustam, o almoço-executivo de 2a a 6a-feira é vantajoso. Pode-se provar alguns clássicos da casa, como o arroz de pato (foto) e o bacalhau à brás, por 47 reais (somente o prato principal) ou 69 reais (com entrada e sobremesa).

Adega Santiago Rio
Shopping Village Mall
Avenida das Américas, 3900 (2º piso), Barra da Tijuca, tel.: (21) 3900-1605.
Segunda, 12h/15h e 18h/23h;
Terça a quarta, 12h/15h e 18h/0h;
Quinta a sábado, 12h/0h;
Domingo, 12h/22h.



HIGHLIGHTS
Adega Santiago Rio

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Ibérica

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar