Autênticas receitas do chef grego Christos seduzem na Taverna Santorini, nos Jardins

Restaurante aberto em 2016 que ganhou certa fama nos Jardins por ser um grego autêntico e barato, a movimentada Taverna Grega, na Alameda Ministro Rocha Azevedo, fechou subitamente no ano passado e deixou muitos clientes na saudade.

Eis que o chef daquela empreitada, o grego Christos Archestratos (nascido na Ilha de Creta) está de volta ao batente no pedaço. Com outros sócios, ele comanda agora a cozinha da Taverna Santorini, inaugurada em maio na Alameda Lorena.

Em frente à Casa Santa Luzia, o endereço tem ambientação em azul e branco divertidamente kitsch, com enormes fotos de cartões-postais de Atenas, Santorini e Mykonos nas paredes e até uma TV que exibe vídeos das belas paisagens gregas.

Vale iniciar a refeição com a porção de pão pita (6 reais), servido quentinho numa das visitas realizadas, na companhia de mizithra (ricota de queijo de cabra; 24 reais) ou de tzatziki (17 reais; juntos na foto) — deliciosa pasta de iogurte feita na casa e temperada com pepino, sal e alho na medida.

Mais célebre especialidade da cozinha grega, o mussaká (40 reais; foto) ganha aqui uma versão tentadora. Montada como uma lasanha, traz camadas de berinjela, abobrinha e batata fatiados; carne bovina moída bem temperada e por cima um caprichado creme bechamel gratinado (rico de sabor, mas que poderia ser mais cremoso), feito com mussarela, parmesão e queijo feta de ovelha.

A casa prepara ainda um portentoso gyros (foto), sanduíche típico grego enrolado no pão pita. Custa honestos 23 reais e vale uma refeição pelo tamanho. Vem recheado de lascas de carnes suína (90%) e bovina (10%) assadas naquele espeto giratório vertical — o famoso churrasquinho grego — mais cebola crua, tomate, batata frita e tzatziki.

Prove também o bem-servido espaguete com frutos do mar (59 reais; foto). Leva camarão, lula, polvo e mexilhão e um molho de tomate enriquecido com uma mescla de temperos como pimentas verde e da jamaica, anis, cravo, coentro, canela e páprica.

Na rotativa lista de sobremesas podem aparecer o bolo de semolina (25 reais) e, dica para quem prefere doces comedidos no açúcar, o tomate-cereja em calda com iogurte grego artesanal (22 reais; foto).

Taverna Santorini
Alameda Lorena, 1442, Jardins, tel.: (11) 2924-8979.
Terça a quinta, 11h30/22h45;
Sexta e sábado, 11h30/1h;
Domingo, 11h30/17h;
Segunda-feira, 11h30/17h.



HIGHLIGHTS
Taverna Santorini

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Grega

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar