Com nova carta, Tan Tan confirma status de um dos melhores bares de coquetelaria de SP

Criado em 2015 pelo chef Thiago Bañares, o Tan Tan ganhou notoriedade inicialmente em São Paulo pelos esmerados lámens. De lá para cá, a casa de Pinheiros dobrou de tamanho, ampliou o cardápio focado na cozinha asiática e passou investir forte em coquetelaria. Aguçado pelo reconhecimento internacional, resolveu assumir de vez a vocação de bar.

É atualmente o bar brasileiro melhor colocado no ranking World’s 50 Best Bars.

Neste 2024, o Tan Tan subiu mais degraus em busca da excelência neste segmento.

Além de ganhar um novo balcão que permite acompanhar o preparo dos drinques ainda mais de perto (desenhado pela conceituada empresa norueguesa Behind Bars), a casa estreou uma carta com 14 novos coquetéis autorais, assinada por Caio Carvalhaes, bartender-chefe da casa, e sua equipe.

A carta divide-se em cinco categorias — 1) os refrescantes e carbonatados em copo longo; 2) os martinis elegantes e secos; 3) os cítricos e adocicados com acidez presente; 4) os amargos e potentes; e 5) os não alcoólicos, chamados de mocktails.

Para começar, cai bem o refrescante ortiz (68 reais; foto). Num copo alto com gelo, harmoniza a nobre tequila Don Julio Blanco com xarope caseiro de acerola, soda de acerola e dill e suco de limão-taiti.

Outra aposta certeira é o salino e cítrico tsukemono (66 reais; foto), que combina esta mesma tequila com cordial caseiro de pepino e wasabi mais bitter de laranja.

Na seara dos mais encorpados, brilhou o salt burn (65 reais; foto), uma equilibrada combinação de Don Julio Reposado, vermute tinto, xarope salino de goiaba e um toque de jerez cream, um tipo mais doce do célebre vinho fortificado andaluz.

Da cozinha, não perca (mesmo!) o squid roll (52 reais), um tentador sanduíche de anéis de lula empanados, maionese de nirá, picles e cebola-roxa. Para quem quiser investir mais, também vale a pena o domburi unadon (165 reais), que combina enguia ao molho teriyaki, arroz japonês e ovo mexido numa tigelinha.

Vá preparado para encarar a espera por mesa. O Tan Tan tornou-se um dos endereços mais concorridos de São Paulo. Dois bons horários para fugir das piores filas é no sábado na hora do almoço e no domingo à noite.

Tan Tan (@tantannb)
Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros.
Telefone: (11) 2373-3587.
Terça a sexta, 19h/23h;
Sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Domingo, 19h/23h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos dos drinques e do sanduíche: Tati Frison/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Tan Tan

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Asiática

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar