De origem gaúcha, Galeto Di Paolo leva para Pinheiros seu apetitoso rodízio italiano

É impossível dissociar a gastronomia da Serra Gaúcha de um restaurante que fez história na região. Nascido em 1994 em Garibaldi, próximo ao Vale dos Vinhedos, o Galeto Di Paolo multiplicou-se pelo Rio Grande do Sul, onde possui sete unidades, em cidades como Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre. Agora, a galeteria começa a se expandir por São Paulo.

Depois de ganhar sua primeira unidade paulistana em 2017, na inóspita Avenida dos Bandeirantes, o endereço acaba de chegar a Pinheiros. Instalou-se no fim de junho numa grandiosa esquina da Avenida Pedroso de Morais, pertinho do Instituto Tomie Ohtake.

O chamariz do lugar é uma sequência de receitas italianas (81 reais por pessoa), servida à vontade na mesa por uma calorosa e simpática brigada de garçons, muitos deles já com passagem pelos endereços da rede no Sul.

Inicia-se o rodízio com uma saborosa sopa de capelete (foto) — que poderia ter chegado mais quente. A delicada massa de fabricação própria, menor que a normalmente servida no capelete in brodo, é recheada de carnes bovina e de frango.

Em seguida, são trazidos à mesa polentas brustolada (na chapa) e frita; saladas de batata com maionese e de radicci (almeirão) com bacon (foto); e um tentador queijo prato à dorée.

Não se empolgue tanto com as entradinhas, pois o melhor está por vir: o chamado galeto al primo canto (foto). Trata-se de um franguinho de meio quilo levado à grelha com folhas de sálvia. Sai do calor da brasa crocante por fora e suculento por dentro. Ah, não se acanhe e fique à vontade para saboreá-lo com as mãos, se preferir.

Ainda que não seja o forte, a casa também serve à vontade massas com molho a escolha em pequenas porções. Entre elas, vale provar o tortéi (um tortelli) recheado de abóbora com um toque de canela, que combina bem com o molho de manteiga e sálvia, e o nhoque ao ragu de costela.

Durante a semana, no almoço, há um menu-executivo por 48 reais. Inclui sopa de capelete, uma opção de salada, 250 gramas de galeto, polenta frita e brustolada e uma massa com molho à escolha — mas sem direito a repeteco.

Galeto Di Paolo Pinheiros
Rua Morás, 53, Pinheiros, tel.: (11) 2309-9440.
Segunda a sexta, 12h/16h e 18h/23h30;
Sábado, 12h/23h30;
Domingo, 11h30/22h.



HIGHLIGHTS
Galeto Di Paolo Pinheiros

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar