Dois jovens chefs inauguram no Itaim o Saz, restaurante autoral de cozinha promissora

Você leu primeiro no TASTE AND FLY a pensata sobre uma tendência notada no Itaim: a partir de 2021, a chegada de bares e restaurantes moderninhos — como De Segunda, Agustín, Paul’s Boutique e Mila — deu ares mais descolados à paisagem gastronômica do bairro.

A esta lista já se pode somar mais um recém-inaugurado endereço de cozinha autoral. Trata-se do Saz (de sazonal), que passou a ocupar em novembro um pequenino imóvel na Rua Renato Paes de Barros, pertinho da esquina com a Tabapuã.

A casa foi aberta por dois jovens chefs na faixa dos 30 e poucos anos, com passagens por casas importantes de SP. São eles o paulista Sergio Suslick Mortara (ex-Balaio IMS) e o gaúcho Pedro Tiellet (ex-Corrutela e ex-Aizomê). Eles se conheceram quando trabalharam juntos no Chez Claude, ali pertinho.

Provando que é possível cozinhar bem com minimalismo, a dupla montou uma cozinha aberta sem fogão a gás — há somente forno elétrico combinado e grelha a carvão.

No cardápio autoral que muda periodicamente, uma entrada que agradou foi a salada de folhas verdes com tenros anéis de lula, amendoim ao tempero cajun e um equilibrado molho tártaro de maçã-verde com toque cítrico (48 reais; foto).

Também merece ser provado o peixinho-da-horta empanado como um tempurá (40 reais; 2 unidades; foto). A folha da PANC é apresentada como um snack sobre uma focaccia com molho de iogurte e dill.

Na visita realizada, os dois pratos principais testados comprovam o talento dos chefs. Um deles traz o secreto de porco preto (86 reais; foto), corte suíno retirado da região entre a barriga e a costela. A peça é servida num ousado ponto malpassado, só selada na grelha, com creme de pão, salada de erva-doce e um ótimo glace de laranja.

Também excelente são os carnudos tentáculos de polvo (92 reais; foto). Noutra escolha corajosa, vêm servidos sobre cevada cozida em caldo de cogumelo e puxada num vigoroso sofrito (refogado de origem espanhola) com embutido chorizo, tudo decorado com folha de couve frita.

A carta de vinhos, limitada a somente oito rótulos, e a restrita oferta por taça (duas opções) convidam a levar a própria garrafa e pagar a taxa de rolha de 50 reais. Para alegria dos donos de cachorrinhos, a casa permite a entrada de pets, inclusive no salão interno.

Saz (@sazrestaurante)
Rua Doutor Renato Paes de Barros, 469, Itaim Bibi.
WhatsApp: (11) 98837-2783.
Quarta, 19h/23h;
Quinta e sexta, 12h/15h e 19h/23h;
Sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Domingo, 12h/16h;
Fecha segunda e terça.

Foto dos chefs: Lucas Terribili/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Saz

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar