Ex-Suri, chef Dagoberto Torres inaugura a atraente Barú Marisquería, nos Jardins

Colombiano que ajudou a popularizar o ceviche em São Paulo, o chef Dagoberto Torres não conseguiu ficar muito tempo longe do dia-a-dia de um restaurante. No fim de janeiro, um ano depois de deixar o Suri, em Pinheiros, ele inaugurou a já falada Barú Marisquería, nos Jardins.

BARU1A pequenina casa de 29 lugares está instalada na simpática viela com acesso pela Rua Augusta onde funciona também o francês Bistrot de Paris. Co-autor do livro Ceviche — Do Pacífico para o Mundo, de 2014, Dagoberto dedica-se nesta nova empreitada às receitas latinas com pescados e frutos do mar. O nome do restaurante, aliás, faz referência à paradisíaca Isla Barú, em Cartagena das Índias.

BARU6Duas boas entradinhas para compartilhar são a tostada de milho coberta por camarões salteados, avocado e salsa picante (28 reais; duas unidades; foto) e o picadito playero (27 reais; quatro unidades; foto), este ceviche de atum incrementado com sweet chili e pimenta sriracha apresentado sobre patacones — banana-da-terra verde achatada e frita.

Há também vôngole lambe-lambe (26 reais; foto), servido num caldo saboroso que dá para tomar de colher; camarões fritos inteiros (34 reais); e, claro, um ótimo ceviche (no dia, com cavala; 36 reais), acompanhado de mandioca cozida.

BARU7Guarde apetite ainda para as boas sugestões que saltam da grelha. Entre elas estão o tenro polvo (36 reais) — numa das visitas, porém, com tentáculos um tanto mirrados — e os anéis de lula (38 reais; foto que abre o post), praianamente temperados com limão-taiti, que traz boa acidez ao conjunto, mais cebola-roxa, pimenta dedo-de-moça e salsinha.

BARU11Apesar de serem para compartilhar, as porções não são fartas. Caem bem, portanto, os acompanhamentos. Mire o baião-de-dois (arroz e feijão-fradinho; 14 reais) e as imperdíveis yuquitas (15 reais; foto). São retângulos de mandioca de textura cremosa (levam manteiga na preparação), com gostinho do tostado da grelha.

BARU8Na carta de coquetéis, destacou-se o ótimo três espititus (26 reais; foto), versão do negroni que leva, no lugar do gim, cachaça com infusão de folhas de cataia (uma erva medicinal).

Barú Marisquería
Rua Augusta, 2542 (lojas 5 e 6), Jardins, tel.: 3060-9386.​
Terça a quinta, 12h/15h e 19h/23h;
Sexta, 12h/15h e 19h/23h30;
Sábado, 13h/16h30 e 20h/23h30;
Domingo, 13h/16h30.
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Barú Marisquería

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Pescados e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar