Hypado endereço da Mooca, bar Cateto estreia sua aguardada filial em Pinheiros

Um dos melhores bares abertos em São Paulo no ano passado, o Cateto, na Mooca, está prestes a estrear uma tremenda novidade. Neste sábado (24/10), a casa ganha sua primeira filial, na Rua Francisco Leitão, em Pinheiros (vizinha ao Pita Kebab Bar).

Se a matriz é marcada pelo espaço exíguo, para somente 22 clientes, a nova sucursal chama atenção pelo tamanho. Serão 80 lugares, divididos em dois pisos. A ambientação, felizmente, será a mesma, com um certo clima de saloon americano. Compõem o cenário um balcão de peroba de 10 lugares, luminárias feitas com moedores de café e de carne e paredes de bloco de concreto.

A vocação etílica do Cateto são rótulos de microcervejarias brasileiras, que representam pelo menos 70% das 120 sugestões da carta. Haverá ainda quatro torneiras de chope. Para alegria de quem reclamava dos copos do Cateto, a casa de Pinheiros não irá servir as cervejas nas chamadas “mason jars” (potes de vidro com rosca) e sim em caldeiretas e taças.

CATETO3Outra novidade é um bar de coquetéis, no andar superior. Nele serão preparados clássicos como o boulevardier e também receitas autorais, centradas sobretudo em uísque americano, do barman-consultor tatuadão Fernando Lisboa. A casa, curiosamente, irá vender charutos — embora, por lei, não possam ser consumidos dentro da casa.

Como na Mooca, não haverá uma cozinha. Tudo será preparado atrás do balcão. O cardápio dá ênfase aos queijos e embutidos de pequenos produtores, servidos em tábuas, sanduíches e bruschettas. Duas novidades: os embutidos da Romani Salumeria e o codeguim da Monte Bello, ambas paranaenses. Às sextas e aos sábados, bandas de bluegrass, country e blues animam o pedaço. A inauguração, aberta ao público, é neste sábado (24/10), das 15h às 22h.

Cateto Pinheiros
Rua Francisco Leitão, 272, Pinheiros, tel.: (11) 3063-5191.
Terça a quinta, 18h/0h;
Sexta, 18h/1h;
Sábado, 13h/1h;
Fechas aos domingos e às 2as-feiras.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar