Mediterrâneo Èze nasce com potencial para ser novo ponto de badalação nos Jardins

De vez em sempre aparece nos Jardins um restaurante novo com potencial para badalação. A bola da vez é o Èze, inaugurado no fim de novembro pelo restaurateur Marcelo Muniz, sócio do italiano Osteria Nonna Rosa (também nos Jardins) e do espanhol MeVá, em Pinheiros.

Na esquina da Alameda Tietê com Rua da Consolação, a novíssima casa atrai tanto pela ambientação alto-astral como pela cozinha mediterrânea que mescla sobretudo influências italianas e francesas.

No capítulo das entradas, uma receita vegetariana interessante são os ‘falsos’ raviólis (43 reais; quatro unidades).

São montados com duas lâminas de beterraba sobrepostas — imitando a massa — e recheados de tapenade de azeitona, pesto de pistache e castanhas.

Servido com fatias de pão brioche tostado na grelha, aïoli cítrico e crocante de avelã, o tartar de atum (55 reais; foto) ficaria melhor se tivesse tempero mais pronunciado.

Há boas surpresas entre os nove pratos principais, sobretudo aqueles elaborados com as massas de fabricação própria.

Entre eles está o saboroso nhoque de cenoura com emulsão de cenoura e pesto do talo do mesmo vegetal (65 reais).

Na visita realizada, duas massas se destacaram: o ravióli recheado de pescada-amarela servido com emulsão de manteiga de ervas, tomate concassé e óleo de açafrão (70 reais; foto) e o pappardelle ao ragu suíno coroado por um tenro tentáculo de polvo finalizado na brasa (88 reais; foto).

Também caprichado na apresentação e cheio de sabor é o pernil de cordeiro (98 reais). A carne desfiada e depois prensada é regada por uma redução do caldo do assado sutilmente aromatizada com café. Vem acompanhada de purê de couve-flor e legumes grelhados.

A atmosfera do lugar convida a pedir um coquetel, como o gim-tônica provence (40 reais), mais cítrico, incrementado com xarope de capim-santo e vermute seco.

Aos fãs das combinações mais potentes e amargas, servidas no copo baixo com gelão, vale a pena provar o negroni de la maison (45 reais), elaborado com gim inglês, o ótimo vermute italiano Antica Formula, Campari e um toque de bitter de laranja.

Èze (@restaurante.eze)
Alameda Tietê, 513, Jardins, tel.: (11) 3081-2727.
Terça a quinta, 19h/23h;
Sexta e sábado, 12h/0h;
Domingo, 12h/17h;
Fecha às segundas-feiras.

Foto do ravióli de beterraba: Rodolfo Regini/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Èze

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Mediterrânea

Crítico de bares e restaurantes há mais de 25 anos, trabalhou na Veja São Paulo entre 2003 e 2013 e colaborou com veículos como Estadão, Jornal da Tarde, Época São Paulo e O Globo. Em 2014, criou o site Taste and Fly, no qual publica semanalmente conteúdos sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo, além de dicas de viagens e bebidas. Atualmente, é colunista da CNN Viagem & Gastronomia e assina a marca de vinhos brasileiros Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar