Novo estrela-Michelin de SP, Tangará brilha pela cozinha, mas pesa a mão nos cifrões

Lançada em maio com festa no hotel Unique, a edição 2018 do “Guia Michelin São Paulo e Rio” recolocou na berlinda um dos mais elegantes restaurantes paulistanos da nova geração: o contemporâneo Tangará Jean-Georges, na região do Morumbi.

TANGARA5Encastelado no cinco-estrelas Palácio Tangará, nas franjas do Parque Burle Marx, o luxuoso endereço — que pertence ao império gastronômico do franco-americano Jean-Georges Vongerichten — recebeu na ocasião sua primeira estrela Michelin.

Felizmente, a saída do chef francês Pascal Valero, em fevereiro, não comprometeu a qualidade da cozinha do Tangará — como foi possível atestar em recente visita à casa. Por outro lado, continuam em voga os preços bem altos, que afugentam os curiosos.

TANGARA4Ex-braço-direito de Valero desde a abertura do restaurante, Felipe Rodrigues foi efetivado como chef-executivo da casa. Apesar de pouco conhecido aqui, ele tem extensa carreira fora do Brasil. Morou sete anos na Suécia, onde trabalhou com o chef Mathias Dahlgren (também detentor de estrela Michelin), no Grand Hôtel Stockholm.

No Tangará Jean-Georges, Rodrigues mostra esmero numa das entradas mais vistosas do menu. São os laços de atum cru (72 reais; na foto que abre o post), cortados longitudinalmente, e servidos numa bela composição sobre avocado ao molho discretamente picante de gengibre, shoyu e xarope de folha de limão.

TANGARA3Também acerta a mão nas vieiras canadenses (86 reais; foto), servidas com creme de pastinaca (raiz da família das cenouras), manteiga negra e maracujá.

Seguindo esta tendência, há pratos principais inspirados. Dos pescados, aposte no robalo com crosta de cinco especiarias (120 reais; foto). Em posta alta, é servido com legumes num delicado caldo agridoce — que leva vinagre de xerez, shoyu, mel e manteiga noisette no tempero e convida a ser saboreado de colher.

TANGARA7Outro destaque é o carré de cordeiro (119 reais; foto). Vem à mesa no ponto certo, rosado, e sobre ele o chef o coloca um interessante bolonhesa de cogumelos e queijo pecorino.

Resumo da ópera: cheio de pompa e romântico, o Tangará Jean-Georges é um daqueles restaurantes na medida certa para ocasiões especiais. Tem cozinha e serviço de alta patente, mas preços carregados de cifrões que podem ofuscar o programa.

Tangará Jean-Georges
Avenida Deputado Laércio Corte, 1501, Morumbi Panamby, tel.: (11) 4904-4072.
Segunda a sexta, 12h30/15h e 19h/23h;
Sábado, 13h/16h e 19h/23h30;
Domingo, 13h/16h30.



HIGHLIGHTS
Tangará Jean-Georges

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Contemporânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar