Paulistanos na faixa dos 35 anos, Suzana Goldfarb e Mauro Brosso lançaram durante a pandemia um dos projetos gastronômicos mais interessantes surgidos neste período, o Yalah Falafel, focado em comida de rua de Israel — país onde Suzana morou por cinco anos.
A marca que começou como uma dark kitchen no Paraíso e depois foi convidada para participar da plataforma de delivery Devoro, da poderosa Cia Tradicional de Comércio, ganha agora o primeiro endereço físico, no burburinho do Baixo Pinheiros.
A estreia da casa de rua trouxe também uma mudança de nome. Passou a se chamar Shuk.
Com cardápio que abraça célebres receitas do Oriente Médio — sírio-libanesas, israelenses e turcas, principalmente —, o descolado endereço de cozinha rápida chegou no fim de maio a uma simpática esquina da Rua Ferreira de Araújo.
Duas pedidas obrigatórias entre as entradas são o sequinho e bem temperado faláfel (22 reais; 5 unidades; foto) — certamente um dos melhores da cidade — e o trio de pastas típicas (48 reais; foto). Dele fazem parte coalhada seca de boa acidez com azeite de zátar libanês, homus e babaganuche de gostinho defumado com semente de romã.
Depois, escolha um dos sanduíches de rua ou um dos espetos ao estilo turco preparados no calor na brasa junto com vegetais variados.
Na visita, agradou o sanduíche de peito de frango empanado na farinha panko (36 reais) com gergelim, servido dentro de um pão pita com repolho, tomate, pepino, hortelã, picles e molho tatabili (de pimentão verde cozido em suco de limão-siciliano e outros temperos).
Há também os tradicionais shawarmas nas versões carne (corte do contrafilé conhecido como bananinha), frango e cordeiro (46 reais). Vêm enrolados no pão folha com picles, salada e batata frita, tudo dentro do sanduíche.
Entre os kebabs, o churrasco do Oriente Médio, prove o merguez (48 reais), um cafta de cordeiro com especiarias, de sabor potente, que tem coloração avermelhada por causa da páprica que vai na receita.
Cai bem para acompanhar o mjadra (28 reais), receita milenar árabe que leva arroz, lentilha e cebola frita (que pedia um toque de azeite para ficar mais úmida e apetitosa).
Para bebericar, vá na levinha pilsen libanesa Almaza (25 reais; 500 mililitros; foto).
Veredito Taste & Fly
Shuk (@shukfalafel)
EndereçoRua Ferreira de Araújo, 385, Pinheiros · ver no mapaHorárioTerça a quinta, 12h/15h e 19h/22h30;
Sexta, 12h/15h e 19h/23h;
Sábado, 12h/23h;
Domingo, 12h/17h;
Segunda (só almoço), 12h/15h.Contato(11) 99383-8465DeliveryDelivery das 11h às 23h pelo aplicativo Devoro.Preços$$ (intermediária) · valores citados na crítica: de 22 a 48 reaisInformações da crítica de julho de 2022. Horários e preços podem ter mudado desde então.
Fotos das pastas típicas e do sanduíche: Amanda Francelino/Divulgação.
Veja outras opções: Árabe em São Paulo Ver ranking →
Bastidores das visitas, novas aberturas e a proxima critica antes de sair no site — em @tasteandfly.
Em alta
Ver todos os cards →
Shot
Grupo Saints e Marcel Gholmieh inauguram o Rancho MG74
Shot
Chef de Matera participa da Settimana della Cucina Italiana
Shot
Ristorantino celebra a primavera com boas novidades no menu
Crítica
★ 3,5/5 Com cozinha afinada, restaurante Piano dá novo tom italiano à Dias Ferreira, no Leblon
Shot
Marena Cucina comemora 2 anos com chef três estrelas Michelin
Shot
Le Jazz estreia sua primeira filial carioca, no Shopping Leblon


