Prêmio Taste and Fly: confira os 10 melhores endereços inaugurados em SP em 2023

Nosso último post de cada ano é sempre especial. É nele que apresentamos o PRÊMIO TASTE AND FLY, que em sua 9ª edição contempla os 10 melhores endereços inaugurados em São Paulo em 2023. Se no ano passado os restaurantes brilharam em maioria, desta vez foram os bares os grandes protagonistas, sobretudo aqueles que unem o bom da gastronomia ao melhor da coquetelaria. Todos os vencedores irão receber nossa já cobiçada placa comemorativa. Confira:

# KuroMoon (@kuromoon.br)
O conhecido foodie e empreendedor Fábio Moon fez uma aposta certeira ao se associar ao experiente cozinheiro Fernando Kuroda, do Izakaya Kuroda. Eles inauguraram em julho um dos endereços orientais mais falados do ano — o KuroMoon, no Paraíso. O izakaya seduz com ótimas receitas coreanas e japonesas — unindo a herança familiar dos sócios. A clientela já elegeu alguns xodós da cozinha, como a língua bovina recheada de kimchi (39 reais) e os espetinhos grelhados de barriga suína com queijo, shissô e ameixa japonesa (18 reais), oferecidos também numa tentadora versão empanada (foto). Quem vai atrás de uma refeição mais robusta pode encontrar o japchae (49 reais), macarrão de batata-doce com legumes e cogumelos, e o yakisoba coberto por omelete cremosa (56 reais). A oferta etílica inclui uma boa pluralidade de saquês (a partir de 35 reais a dose) e cervejas como a Goose Island Midway IPA.
Rua Teixeira da Silva, 596, Paraíso.

# Cala del Tanit (@caladeltanit)
Idealizador dos sempre concorridos Tanit e Nit, nos Jardins, o chef Oscar Bosch inaugurou em setembro o Cala del Tanit, que já nasceu como um dos melhores restaurantes do Itaim. No menu, convivem receitas de várias nacionalidades, como os canudinhos de alga nori recheados de tartar de atum (62 reais) e o imperdível ceviche de vieiras com leite de tigre, melão cantaloupe, crocante de tapioca e azeite de ciboulette (72 reais). Não perca também o arroz socarrat de pato desfiado (114 reais), que vem enrolado como uma panqueca e coberto por tentáculo de polvo grelhado. As massas de produção própria também fazem bonito, como o tortellini de rabada com fonduta de polenta e demi-glace de alho negro (92 reais) e o harmonioso pappardelle recheado de ricota defumada (69 reais; foto) incrementado com uma combinação matadora: creme de espinafre, fonduta areada de parmesão e uma gema de ovo.
Rua Pais de Araújo, 147, Itaim Bibi.

# Cascasse Il Mondo Bar (@cascasseilmondo.bar)
Concorridíssimo desde a inauguração, em abril, trata-se de um raro bar de drinques de atmosfera cool na região de Perdizes. De nome que remete a expressão italiana ‘que caia o mundo’, foi aberto pelo paulistano Renato Perito, que antes de empreender na área coordenou por dois anos o setor de bebidas do grupo Fasano. Tal background explica cuidados como os copos pré-resfriados, a variedade de bebidas e a execução esmerada dos coquetéis. Duas combinações etílicas refrescantes que caem bem no verão são o rum to the greens (38 reais), que alia rum cubano com um interessante xarope de kiwi, pepino e pimenta-de-cheiro feito na casa, e o cítrico-picante tiger paradise (38 reais), que reúne bourbon, xarope de gengibre e sucos de maçã e de limão. Uma ótima novidade da cozinha é o sanduíche de pastrami, queijo estepe, chimichurri, picles de jalapeño e rúcula (65 reais).
Rua Tucuna, 724, Perdizes.

# Ping Yang (@pingyangsp)
Inaugurado em março nos Jardins, o bar-restaurante tailandês tornou-se um sucesso instantâneo — com espera por mesa até nas segundas-feiras. Afinal de contas, quem dá as cartas ali é o chef Maurício Santi, que morou sete anos na Tailândia e é um dos maiores experts nesta culinária no Brasil. Espere encontrar a cozinha do país asiático em sua essência, com molhos vibrantes, corajosamente picantes e cheios de nuances de sabor. Vale começar pelas saladas, como a imperdível yam kai dao (39 reais; foto), de ovo frito na wok, mix de ervas e salsão mais paçoca de carne suína. Mire também o curry vermelho de carne suína com arroz jasmim (85 reais) e a copa-lombo grelhada ao ótimo molho nam jim jaew — de tamarindo, açúcar de palmeira, nam pla, farinha de arroz tostado e pimenta seca. A ala etílica combina drinques autorais, vinhos e saquês como o agradável japonês Miyako Homare Dry (32 reais a dose).
Rua Doutor Melo Alves, 767, Jardins.

# Bar dos Cravos (@bardoscravos)
Criador de bares que marcaram época na Vila Madalena, como Filial e Genésio, Arnaldo Altman voltou à ativa em 2023 em sociedade com o filho André e mais três sócios. O quinteto inaugurou em maio o Bar dos Cravos, que levou coquetelaria de ponta para região do Paraíso. Com treze receitas autorais e 24 clássicas, a carta foi elaborada pela competente Steph Marinkovic, que montou a equipe liderada pela bartender Nathalia Sanchez. Se possível, acomode-se no balcão em ziguezague com 12 confortáveis poltronas, um dos mais convidativos de São Paulo. Na última visita, fizeram bonito o bloody mary (48 reais), com suco de tomate-cereja feito na casa, e o rabo-de-galo (42 reais), defumado com canela na hora de servir. Da cozinha, vale provar a língua cortada bem fininha coberta por demi-glace, picles de maxixe e coalhada seca e o sanduíche prego (39 reais), com generoso bife de alcatra de ponto rosado.
Rua Osório Duque Estrada, 41, Paraíso.

# Elevado Conselheiro (@elevado_conselheiro)
Pense num ambiente que está entre os mais bonitos surgidos em São Paulo nesta temporada. Some-se a isso boa cozinha, muitos vinhos em taça e DJs que giram uma esperta trilha sonora em vinil. Eis o Elevado Conselheiro, um empolgante bar inaugurado em agosto na Bela Vista. Sem nome na porta, o lugar foi aberto pelos donos do Elevado Bar junto com Guga Roselli (do festival Mareh). Eles transformaram um daqueles enormes casarões centenários do bairro num bar cheio de astral. A carta de bebidas oferece 45 rótulos de vinho em taça (a do laranja uruguaio El Elefante Pisador 2023 sai por 42 reais). Coisa rara em wine bars, a cozinha manda bem. Solta sugestões como o pastrami de língua bovina (38 reais) e o saboroso pici com ragu de linguiça e polvo (98 reais).
Rua Conselheiro Ramalho, 800, Bela Vista.

# Aconchegante Bar (@aconchegante_bar)
Aberto em fevereiro pelos mesmos donos da Cervejaria Central, o festejado boteco destaca-se pela ótima cozinha brasileira, aos cuidados da chef paulistana Katia Lyra. O cardápio, prepare-se, é cheio de tentações, como os croquetes de carne de panela na cerveja stout (37 reais) e as sequinhas manjubinhas empanadas no fubá (33 reais) acompanhadas de um bem-vindo molho lambão com tucupi. Duas maravilhas provadas por lá foram os nacos de barriga de porco glaceados com calda de tamarindo, gengibre e especiarias (38 reais) e a costelinha suína com toque de melaço (45 reais), servida com canjiquinha cremosa, pinhão e minimilho. Na hora de bebericar, mire o aprovadíssimo pepper smash (39 reais), uma picante, cítrica e herbal combinação de tequila infusionada com licor de laranja e pimenta jalapeño mais mel de agave, manjericão, suco de limão e pimenta-do-reino.
Rua Jesuíno Pascoal, 35, Vila Buarque.

# Grindhouse Braserito (@grindhouse_braserito)
Neste ano, o assador Santi Roig saiu da linha de frente do La Borratxeria para trilhar um caminho independente. Inaugurou o bacana Grindhouse Braserito, onde serve comida callejera argentina e outras boas surpresas. No salão, o que primeiro atrai o olhar é o brilho das chamas numa ilha parrillera com 8 lugares de cada lado — uma autêntica experiência junto ao fogo. Torça para estar disponível no dia o imperdível hambúrguer de cupim, costela bovina, rabo e sobrassada (57 reais). Santi é um exímio assador de mollejas (87 reais), sem dúvida uma das melhores da cidade. Também leva os carnívoros ao paraíso a entraña (99 reais), corte que lembra a fraldinha — só que mais suculenta e marmorizada. Para garantir lugar no balcão, recomenda-se reservar. Quem preferir ficar longe da fumaça, pode se abrigar nas mesas da simpática varanda da entrada.
Rua Lisboa, 346, Pinheiros.

# Aiô (@aiorestaurante)
Dono do Mapu Baos e Comidinhas, Duilio Lin inaugurou em agosto no mesmo quarteirão um endereço de aspirações etílico-gastronômicas ainda mais elevadas — o Aiô. Para tocar a cozinha e o bar, respectivamente, foram convocados os jovens chefs Caio Yokota e Victor Valadão (ambos ex-Tuju) e o também competente bartender Maurício Barbosa. O menu montado pela dupla de chefs depois de uma viagem para Taiwan apresenta em pequenas porções versões autorais de receitas que viram por lá, como as fatias de atum ao molho ponzu taiwanês (52 reais) e o xian bing (40 reais), dumpling de recheio suculento de paleta e barriga suína servido sobre demi-glace de frango. O convidativo balcão do bar oferece combinações etílicas que desafiam o paladar. Com sabor que traz notas cítricas e herbais, o kinmen (52 reais) leva destilado taiwanês, jerez fino, shissô, mel, vinho branco, limão-siciliano e bitter de pêssego.
Rua Áurea, 307, Vila Mariana, tel.: (11) 5083-4778.

# Sororoca Bar (@sororoca.bar)
De ótima cozinha, foi criado em outubro por um trio de chefs da pesada — Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues, sócios no Lobozó, e o paraense Thiago Castanho. Peixes de mar e de rio e frutos do mar de grande frescor aparecem em várias técnicas de preparo — crus, fritos, grelhados, marinados e cozidos. O melhor dos mundos é ir em grupo e provar um pouco de tudo: ostras ao vinagrete de ervas com nam pla (37 reais), espetinho de camarão (32 reais) e fatias de atum selado banhadas por um molho secreto delicioso (68 reais), que tem como base shoyu, tomate e vinagre. Depois, aposte nos peixes assados na brasa, como sororoca (98 reais), linguado (135 reais) e filhote (135 reais), este trazido de Belém. Para acompanhar, há salada de feijão-manteiguinha (35 reais) e um esmerado pirão de peixe (24 reais).
Rua Simão Álvares, 785, Pinheiros.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar