No imóvel onde era o Ryo, Edson Yamashita abre o Charm Nomiya, bar de ótimos coquetéis

No fim de 2023, sem fazer alarde, o chef Edson Yamashita resolveu transformar o salão intimista onde funcionava o Ryo numa nova casa. No lugar do premiado restaurante japonês que faturou duas-estrelas Michelin nasceu o Charm Nomiya, bar que merece ser descoberto.

Nele, Yamashita alia comidinhas que bebem na fonte dos izakayas e uma seleção de sushis e sashimis com drinques do talentoso bartender Ryu Komorita, que já trabalhou no SubAstor e no bar El Lequio, na ilha japonesa de Okinawa.

Se possível, acomode-se em uma das 9 confortáveis poltronas do balcão para provar a pequena seleção de drinques autorais de pegada oriental de Ryu.

Ele se inspirou no popular café com leite para criar o levinho e inusitado café latte & IMO (48 reais; foto). Nele, reúne shochu de cevada e xarope caseiro de batata-doce roxa, que são infusionados com grãos de café e depois clarificados com leite. É servido em copo alto, com gelo maciço e club soda, como um highball.

Também interessante é a releitura do bloody mary chamada not bloody, but merry! (48 reais; foto) — que leva tomate clarificado e vodca com infusão de manjericão e de katsuobushi — e o delicioso charm boulevard (48 reais; foto), um boulevardier mais leve, com toque de umeshu (licor de ameixa japonesa).

Para equalizar o álcool, o extenso menu reúne desde sushis, sashimis e afins com o alto padrão de qualidade do Ryo (daí os preços mais elevados) e até sugestões de valor atrativo, como o surpreendente tempura de milho doce (32 reais) e a berinjela empanada na panko (foto).

Mire também uma das quinze opções de espetinho grelhado. O de quiabo (15 reais) chegou macio e perfeito no ponto de sal. Também agradaram o de pancetta suína enrolada em kimchi (18 reais) e o de sobrecoxa de frango ao molho tarê (15 reais).

Charm Nomiya (@charm.nomiya)
Rua Pedroso Alvarenga, 667, Itaim Bibi.
Segunda, 11h30/14h30;
Terça a sexta, 11h30/14h30 e 19h/23h;
Sábado, 19h/23h;
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Charm Nomiya

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar