Repaginado, cardápio do bar Astor ganha dezesseis novidades e um toque francês

Um dos melhores bares de São Paulo, conhecido pela cozinha de alma boêmia, o Astor apresentou nesta semana seu novo cardápio, com dezesseis tentadoras novidades. A última reformulação do menu havia sido em 2008.

Astor Plateau de Peixes FrescosA carta foi repaginada pelo novo chef da casa, Marcelo Tanus, da Ici Brasserie. Isso explica a inclusão de algumas receitas de acento francês, como os sanduíches croque monsier e croque madame (32 reais cada um) e as três tartines, entre as quais se destaca a versão de ovos mexidos cobertos por fatias de salmão defumado e fios de cebola-roxa (38 reais, duas unidades; foto acima).

Para facilitar, todas as novidades estão indicadas com um ícone no menu. Chegaram também a brandade de bacalhau (42 reais), os croquetes de mortadela (22 reais; oito unidades) e o espaguete com almôndegas (39 reais). Na seção dedicada aos peixes e frutos do mar, batizada de oyster bar, um dos destaques é o plateau de peixes frescos (49 reais, foto), que traz fatias de pescados bem finas e temperadas. A casa passou a servir também um clássico dos pubs ingleses: o fish and chips (39 reais), que reúne peixe branco empanado mais batatas fritas rústicas.

Astor Aromatic TonicPara alegria dos saudosistas, o Astor manteve no cardápio suas velhas e boas receitas, como o filé à oswaldo aranha (55 reais), o bife à parmigiana (mesmo preço) e o picadinho de filé-mignon com arroz, farofa, ovo pochê, banana à milanesa, caldinho de feijão e pastelzinho de queijo (46 reais).

Além de chope tirado com colarinho cremoso, a casa prepara bons gim tônicas, como a aromatic ginger (28 reais; foto), incrementada com fatia de gengibre, sementes de cardamomo ligeiramente maceradas e rodela de grapefruit seco.

Astor
Rua Delfina, 163, Vila Madalena, tel.: (11) 3815-1364.
Segunda, 18h/1h
Terça e quarta, 18h/2h
Quinta a sábado, 12h/3h
Domingo, 12h/19h

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

Comente este artigo