Side (SP)

Nota Final

Quem vive à caça de endereços que valorizam a coquetelaria tem mais um lugar para conhecer em São Paulo — o Side, inaugurado três meses atrás no Itaim. Se a localização não é das melhores, na barulhenta Rua Tabapuã, a casa fica, em compensação, numa simpática vila, onde funcionam também a pizzaria Jardim Aurelia e o japonês Hitô. Essa geografia particular do espaço permite que o balcão principal do bar (foto acima), com oito lugares, fique do lado de fora, voltado para a alameda principal da vila.

A competente bartender Talita Simões assina e executa a carta de 28 coquetéis autorais, da qual fazem parte cinco versões de gim tônica (que ficariam melhores em taças mais classudas). Entre os drinques de paladar mais feminino, Talita acerta em cheio do KGB (25 reais; foto acima), que traz uma adocicada combinação de purê de goiaba, licor mûre (de blackberry) e essência de rosas coberta por uma cítrica espuma de limão-siciliano e grappa, emulsificada no sifão. A graça do coquetel vem exatamente deste contraste de sabores.

Entre os drinques mais potentes, não perca o ótimo negroni infusionado (28 reais; foto acima) — que só não precisa vir com um gelo tão exagerado. Nesta versão, a combinação de gim, vermute italiano Antica Formula e Campari descansa quatro dias numa infusão de cravo, maçã desidratada e bitters. Vale provar. Também interessante é o jack poison (28 reais), preparado com uísque, dois tipos de licor e Peychaud’s Bitters. O drinque é defumado na hora e tem paladar marcante da fumaça.

O salão do Side imita o de alguns endereços de Nova York — como o do restaurante The Smith — ao combinar espelhos, azulejos brancos retangulares e luminárias em forma de globo. Apesar de a casa se intitular um bar-restaurante, o clima à noite é totalmente de bar, com luz bem baixa e trilha sonora animada. Uma das sugestões para acompanhar os coquetéis, a cremosa burrata servida com tomate confit e raspas de limão (35 reais) merecia um pão mais fresquinho.

A cozinha é conduzida pelo chef Thiago Maeda, que já trabalhou no D.O.M. e no Dalva e Dito. Embora um pouco ressecado, o frango thai (44 reais, foto acima) foi salvo pelo molho saboroso, que leva curry vermelho, infusão de leite de coco, amendoim, castanha de caju, coentro e gengibre. O prato acompanha arroz de jasmim. Boa surpresa mesmo foi o tenro polvo (29 reais; foto acima), servido com rúcula baby, cebola-roxa, tangerina e coentro.

Side
Rua Tabapuã, 830, Itaim, tel.: (11) 3168-0311.
Segunda a quinta, 12h/15h e 19h/0h
Sexta, 12h/15h e 19h/1h
Sábado, 12h30/17h e 19h/1h
Domingo, 12h30/17h e 19h/0h

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar