Thiagos Maeda e Pereira emplacam duas casas na Vila Buarque, o Koya88 e o Bar Bagaceira

Depois de trabalharem juntos no extinto restaurante japonês Tessen, casa que fez um enorme sucesso no Itaim, os xarás paulistanos Thiago Maeda e Thiago Pereira decidiram unir a expertise de um na cozinha e a do outro no balcão do bar e abrir o próprio negócio.

A dupla migrou para Santa Cecília — mais precisamente para a Rua Jesuíno Pascoal, onde estão os bacanas Elevado Bar e a Cervejaria Central — e lá criou dois concorridos endereços. O mais recente deles é o Bar Bagaceira, com público jovem, cervejas, batidas e petiscos de botequim.

Ainda mais interessante é o primeiro endereço deles, o Koya88, instigante bar asiático onde mostram suas habilidades nas receitas orientais e nos coquetéis.

O menu do chef Thiago Maeda é focado sobretudo em sugestões para compartilhar. Sem graça em muitos endereços, o edamame (28 reais; foto) é aqui turbinado com manteiga queimada, molho ponzu e sal maldon.

Outra delícia são os mexilhões lambe-lambe (48 reais) mergulhados num rico caldo suíno com missô e um toque de vinagre de jerez, que confere bem-vinda acidez ao conjunto.

A lista de boas comidinhas não para por aí. Também agradaram as fatias de atum cru com pimenta peruana rocoto e crocante de alho (48 reais; foto) e o guioza com um toque de alho-negro (36 reais; cinco unidades; foto).

Com notas salgadas intensas e um toque picante, o vigoroso arroz de polvo na wok (49 reais; foto) é incrementado com copa-lombo moída, kimchi e o complexo molho XO — feito na casa com vieiras desidratadas, camarão seco, linguiça chinesa e especiarias.

O bartender Thiago Pereira assina a tropa etílica da casa, que reúne 15 coquetéis autorais. Suas receitas cheias de ingredientes apresentam uma ampla paleta de sabores.

Incluem, por exemplo, o azedinho shin-chan (33 reais), que leva gim com infusão de camomila, saquê, licor de yuzu e suco de limão-siciliano; e o cítrico e picante wasabi sour, coroado por espuma de gengibre.

Vale a pena provar também o caymmi (33 reais; foto), uma tropical combinação de bourbon com a acidez do abacaxi, o doce do cumaru e o frescor do broto de coentro.

Os fãs do clássico old fashioned (38 reais) certamente irão aprovar a releitura da casa, com bourbon infusionado em genmaicha (chá verde com arroz tostado) e calda de laranja.

Koya88 (@koya88)
Rua Jesuíno Pascoal, 21, Vila Buarque.
Telefone: (11) 3384-6926.

Terça a sexta, 18h/23h;
Sábado, 16h/23h;
Domingo, 15h/21h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Koya88

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Asiática

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar