Jovem casal de chefs inaugura o promissor e descolado restaurante De Segunda, no Itaim

Recém-inaugurado na ruazinha Professor Tamandaré Toledo (atrás do Kinoplex), o De Segunda é, no melhor dos sentidos, um estranho no ninho no Itaim. Do nome debochado ao ambiente moderninho, a casa carrega um astral descolado que foge ao perfil da região.

Quem resolveu apostar numa casa com esta pegada no pedaço foi o jovem casal de chefs Gabriel Coelho e Júlia Tricate — ele, o primeiro vencedor do programa Mestre do Sabor, da Globo, em 2019; e ela ganhadora de outro reality, o The Taste Brasil, do GNT.

Com currículo que inclui passagem pelos restaurantes de Felipe Bronze (Oro e Pipo) e estágio no estrelado restaurante dinamarquês Noma, Gabriel e Júlia apostam num cardápio enxuto e cheio de boas surpresas.

Um tanto doído no bolso pela tamanho, o sanduíche de steak tartar (38 reais; duas unidades; foto) é uma das boas escolhas entre as oito sugestões de entrada. Também agradou o guioza de joelho de porco (38 reais; quatro unidades; foto), preparado na chapa e com um toque de alho-negro.

Um dos quatro pratos principais, o stinco de leitão (68 reais; foto) é imperdível. Tenra e úmida, a peça já desossada vem escoltada por vinagrete de milho e purê de abóbora com castanhas.

Outra sugestão provada faz uma combinação de peixe com banana que remete a uma receita que ganhou fama pelas mãos de Claude Troisgros — apresentador, aliás, dos dois programas que projetaram Gabriel e Júlia. Curiosamente, o De Segunda fica no mesmo quarteirão do Chez Claude SP.

Neste receita, o olhete grelhado (74 reais; foto) vem na companhia de purê de feijão-branco (que lembra um tutu no sabor) e banana caramelizada na medida, sem excesso de dulçor.

Na seção de coquetelaria, falta ajustar o gelo utilizado — aí sim, de segunda — em coquetéis como negroni (32 reais) e boulevardier (33 reais). Prefira um dos vinhos da carta, a exemplo do malbec Tierra de Lechuzas, única opção de tinto em taça (33 reais). Caso queira investir num vinho especial, não perca o ótimo Clos de Luz Massal 1945 Carmenère (219 reais).

Fique atento: a casa abre às segundas (claro!), mas fecha às terças.

De Segunda (@desegunda.restaurante)
Rua Professor Tamandaré Toledo, 160, Itaim Bibi, tel.: (11) 3078-2900.
Quarta a sexta, 12h/15h e 19h/23h;
Sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Domingo, 12h/16h;
Segunda, 12h/15h e 19h/23h;
Fecha às terças-feiras.



HIGHLIGHTS
De Segunda

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar