Astor chega ao shopping JK Iguatemi com belas instalações e foco em coquetelaria

Inaugurado em 2001 e desde então um dos melhores bares de São Paulo, o Astor ganhou depois de 17 anos sua primeira filial, no térreo do shopping JK Iguatemi. A nova casa foi aberta no início de fevereiro pela poderosa turma da Cia. Tradicional de Comércio — de sucessos como Pirajá, Lanchonete da Cidade, Bráz e ICI Brasserie, entre outros endereços. Prometem eles que o Astor não irá se transformar numa rede, como ocorreu com as outras marcas do grupo.

ASTOR1Um dos méritos do novo Astor é a ambientação, assinada pelo mesmo arquiteto do Astor da Vila Madalena, Felippe Crescenti. O salão amplo e com quase 6 metros de pé-direito consegue felizmente quebrar a sensação de se estar dentro de um shopping. Também chamam a atenção um dos maiores balcões de bar da cidade, com 14 metros de comprimento, e um painel de quase 60 metros quadrados formado por mais de 300 cartazes lambe-lambe que prestam homenagem à matriz.

ASTOR3Etilicamente falando, o Astor JK reúne no cardápio as duas especialidades do Astor e do SubAstor — o chope e os coquetéis, respectivamente. A carta de drinques mereceu atenção especial. É assinada por Rogério Souza, o Frajola, e traz oito receitas exclusivas e também os mini-drinques — como negroni, bloody mary, daiquiri e dry martini (19 reais cada um) —, estes com 45 ou 60 mililitros.

ASTOR4Vale provar, por exemplo, a remolacha margarita (32 reais; foto), equilibrada releitura do coquetel mexicano com tequila infusionada em beterraba, limão-taiti e xarope de hibisco. Outras variações de clássicos interessantes são o aveludado astor daiquiri (32 reais), com rum, limão-taiti, grapefruit, Cynar e xarope de coco com angostura; e o new pal da casa (foto), cítrico e azedinho na medida. Leva bourbon, vermutes tinto e seco, xarope de flor de hibisco e cranberry. Quem cuida da execução é Maurício Soares, que trabalhou 3 anos no SubAstor.

ASTOR9Como na Vila Madalena, o cardápio traz receitas à moda antiga que deram fama ao Astor, como os canapés mistos de salmão e steak tartar (32 reais; foto), estrogonofe (58 reais), picadinho de filé-mignon cortado na ponta da faca (52 reais) e o risoto al dente de camarão (57 reais), no ponto certo mas que merecia crustáceos maiores.

Duas boas novidades são os ovos poché servidos com fonduta de queijos brie, chevrotin, gruyère e pecorino mais pimenta-do-reino (28 reais) e os pratos de almoço dos dias de semanas, como a linguiça picante a cavalo com arroz, feijão, farofa e vinagrete de banana (51 reais; foto).

ASTOR10Em primeira mão: vem aí uma repaginação dos ambientes do Astor e do SubAstor da Vila Madalena, com previsão de sair do papel nos próximos meses.

Astor JK
Shopping JK Iguatemi — Avenida Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, tel.: (11) 3152-6057.
Segunda a quarta, 11h45/15h30 e 17h30/23h;
Quinta, 11h45/15h30 e 17h30/0h30;
Sexta, 11h45/0h30;
Sábado, 12h/0h30;
Domingos e feriados, 12h/22h.



HIGHLIGHTS
ASTOR JK

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar