Lanchonete judaica Pinati brilha com hambúrgueres, shawarma e bolovo de faláfel

Aberta em 2011 pela família Berlovich, a lanchonete Pinati manteve-se um privilégio praticamente restrito à comunidade judaica e aos moradores de Santa Cecília e Higienópolis nos primeiros anos de funcionamento. De uns tempos para cá, o endereço kasher (ou seja, supervisionado por autoridade religiosa judaica) amplificou sua fama além das fronteiras do bairro.

Fotos apetitosas no Instagram da casa e receitas mais moderninhas foram contribuições do simpático Alon Berlovich — filho caçula dos fundadores, o israelense Bentzi Berlovich e sua esposa, Berta.

No salão de ambiente bem simples ou nas mesinhas da calçada, não fique esperando sentado pelo garçom. Os pedidos são feitos diretamente no caixa. Servido já cortado em dois, na medida para dividir, o shawarma de frango (43 reais; foto) é um dos melhores da cidade. Depois de assadas no espeto giratório vertical, coxa e sobrecoxa ganham acompanhamentos como tomate, pepino e homus e por fim são enrolada no pão lafa, produzido na própria casa.

Outro hit é o bolovo de faláfel, que ganhou o simpático nome de falovo (15 reais; foto). O bolinho, que nas duas visitas realizadas pedia uma pouco mais de sal, leva massa de grão-de-bico e traz um ovo cozido dentro.

Não perca os deliciosos hambúrgueres de 120 gramas feitos na casa com carnes bovina e de cordeiro. É de lamber os dedos a versão tzibale (35 reais; foto), com cebola caramelizada, picles, vursht (salame judaico) e uma inspirada maionese caseira com salsinha.

Pasta de grão-de-bico, o homus também é protagonista no menu. Numa das boas pedidas, chamada bassar (39 reais; foto), vem acompanhado de carne moída temperada, ovo mole, grão-de-bico frito, pão pita, molho tahine (feito de gergelim) e matbucha, um molho de tomate e pimentão.

Fique atento: por seguir os preceitos judaicos, o Pinati tem horário de funcionamento diferenciado. Em respeito ao Shabat (o shabat shalom, o “sábado de paz”), fecha nas sextas-feiras às 15h e não funciona o dia inteiro aos sábados.

Pinati
Alameda Barros, 782, Santa Cecília, tel.: (11) 3668-5424.
Segunda a quinta, 12h/22h;
Sexta, 12h/15h;
Domingo, 12h/22h;
Fecha aos sábados.



HIGHLIGHTS
Lanchonete Pinati

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Judaica

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar