Célebre pelos endereços gregos, chef Mariana Fonseca inaugura o italiano Vulcano

A chef Mariana Fonseca construiu sua fama em São Paulo a partir de endereços que tinham a Grécia como fonte de inspiração. Nasceram assim os restaurantes Myk, Kouzina e Fotiá, todos com matriz nos Jardins e, no caso do Kouzina, já com duas filiais na cidade.

Agora, ela atravessa o Mar Jônico em direção ao sul da Itália para inaugurar seu mais novo empreendimento. Inaugurou em junho na Rua Oscar Freire o já badalado Vulcano, que fica vizinho à lanchonete Frevo e ao G&T Bar.

Como boas-vindas, tão logo o cliente ocupa a mesa é oferecido de cortesia uma inusitada porção de grão-de-bico crocante (cozido e depois frito), temperado com sálvia e tomilho.

Como no Fotiá, receitas frias para compartilhar destacam-se entre as entradinhas. Vale provar a berinjela marinada servida com lascas de pecorino, romã e bastante azeite (32 reais; foto) — que pede uma focaccia para acompanhar.

Também fez bonito a combinação de mussarela de búfala, figo e cebola crua bem picadinha (38 reais), esta felizmente com acidez e ardência suavizada por vinagre italiano de vinho branco.

Típico da Sicília, o arancino (bolinho de risoto de açafrão; 24 reais) chega à mesa em porção de 3 unidades. Vem generosamente recheado de queijo caciocavallo derretido, ao estilo do suppli al telefono (popular em toda Itália), mas a massa pedia um toque a mais de tempero.

Entre os pratos principais, uma pedida sem erro é o rigatoni alla norma (54 reais; foto), outro clássico siciliano. A massa ganha saborosa composição com berinjela, molho de tomate e ricota fresca colocada fria por cima.

Também uma delícia é o coniglio all’ischitana (76 reais; foto). Nele, a carne do coelho chega desossada e cozida numa feliz combinação com tomate, alcaparra e azeitona-preta (a sugestão acompanha cuscuz marroquino).

Para quem gosta de fazer refeições fora dos horários habituais, vale frisar que a cozinha do Vulcano funciona diariamente sem intervalo entre o almoço e o jantar.

Vulcano
Rua Oscar Freire, 600, Jardins, tel.: (11) 2574-0545.
Segunda a sábado, 12h/0h;
Domingo, 12h/23h.

Foto do grão-de-bico: Rubens Kato/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Vulcano

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar