Chef Gustavo Rozzino abre uma das melhores trattorias de cidade, a acolhedora Tontoni

Depois de mostrar que entende do riscado nos quase 6 anos à frente do restaurante TonTon, o chef Gustavo Rozzino lançou em março uma inspirada novidade gastronômica. Ele transformou o sobrado da Alameda Joaquim Eugênio de Lima onde era a lanchonete Sandoui — aberta por ele no fim de 2016 e que irá migrar para Pinheiros — numa deliciosa trattoria.

A mudança não poderia ser mais acertada. Pequenina, acolhedora e de preços comedidos, a TonToni Trattoria reproduz com fidelidade a atmosfera informal deste tipo de endereço tão comum na Itália. Há guardanapos xadrezes nas mesas, ambientes recortados que respeitam a arquitetura do imóvel e, claro, reconfortantes receitas italianas com toques autorais.

Além do couvert com pão italiano, manteiga e azeite (15 reais), pode-se iniciar a refeição com inspiradas entradinhas.

Entre elas estão o antepasto composto de abobrinha e deliciosa caponata (33 reais) e as apetitosas azeitonas envoltas em pernil temperado e empanadas na farinha panko (28 reais; foto), que poderiam chegar à mesa um pouco mais sequinhas de óleo.

A melhor das entradas é, sem dúvida, o carpaccio de polvo (49 reais; na foto junto com o carpaccio de carne), macio como é de se esperar e servido numa acertada combinação de temperos que inclui salsão laminado, alcaparras e limão-siciliano.

A lista de pratos principais reúne receitas simples, mas que guardam um traço de requinte, como o nhoque com cogumelos e pasta de trufa negra italiana (56 reais; foto) e o carré suíno empanado (63 reais) servido com salada de rúcula e tomate.

Outra boa sacada é o risoto alla paulista (54 reais; foto), no qual o arroz ganha companhia linguiça de javali, feijão-rajado e couve.

O melhor prato provado nas visitas anônimas realizadas foi o orecchiette alla marinara com polvo e camarão grelhados (64 reais; na foto que abre o post). A massa, de cozimento al dente, é valorizada por um esmerado molho de tomate cozido lentamente por 3 horas com pancetta artesanal, pimenta-calabresa e linguiça suína condimentada feita na casa.

A carta de vinhos um tanto limitada e algumas mesas muito apertadas são pontos a melhorar do lugar. Caso prefira levar o vinho de casa, cobra-se 45 reais pela rolha. Durante a semana, no almoço, é preparado um vantajoso menu-executivo (que inclui entrada, prato e sobremesa) por 46 reais.

TonToni Trattoria (@tontoni.sp)
Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1537, Jardins.
Telefone: (11) 3051-4750.
Terça a quinta, 12h/15h e 19h30/23h;
Sexta, 12h/15h e 19h30/23h30;
Sábado, 12h30/16h e 19h30/23h30;
Domingo, 12h30 e 17h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos do carpaccio, azeitona frita, nhoque e risoto: Giovana Balzano/Divulgação.



HIGHLIGHTS
TonToni Trattoria

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar