Sócios do Pici ampliam império gastronômico carioca com o badalado italiano Posì

Com apetite empreendedor, o grupo 14zero3 projetou-se meteoricamente como uma potência gastronômica carioca. De 2016 para cá, seus sócios abriram no Rio uma série de restaurantes bacanas e badalados, como os italianos Pici e Luce, o grego Oia, os franceses Brasserie e L’Atelier Mimolette e a casa de carnes defumadas Heat Firehouse.

Neles, apostam em boa gastronomia por preços que não pesam tanto no bolso. Mais uma casa da trupe acaba de chegar à Ipanema. Na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Redentor surgiu há pouco mais de um mês o italiano Posì, com nome que remete a peculiar e adorável cidadezinha de Positano, uma das joias da Costa Amalfitana.

Na decoração da agradável varanda (foto) e do ruidoso salão principal, aparecem os coloridos limoeiros sicilianos (artificiais, claro!), tão comuns também na paradisíaca e vizinha Ilha de Capri.

No lugar do couvert, a casa oferece um mozzarela bar, no qual se escolhe entre burrata, mussarela de búfala e stracciatella e uma das seis sugestões de cobertura. Prove a cremosa stracciatella com tomate-cereja e manjericão (29 reais; foto), escoltada por focaccia quentinha.

O cardápio abraça sobretudo clássicos italianos, aos quais o chef-executivo das casas do grupo, Elia Schramm, pontua toques autorais.

Entrada generosa, na medida para dividir, a polenta cremosa (39 reais; foto) é servida com gema de ovo e ragu de cogumelos com azeite de trufa (felizmente usado com parcimônia).

Figuram entre os pratos principais o rigatoni cacio e pepe (48 reais), a lasanha verde à bolonhesa (56 reais) e o saboroso nhoque de batata ao ragu de linguiça toscana (46 reais). Nas visitas anônimas realizadas, destoou o rigatoni alla norma (45 reais), servido primeiro com a massa fora do ponto e depois sem a berinjela da receita.

Escolhas certeiras são o caprichado filé-mignon de ponto exemplar ao molho de limão-siciliano e tagliolini na manteiga e sálvia (69 reais; foto) e o filé à milanesa (68 reais) servido com salada de rúcula, tomate-cereja e parmesão.

Uma estrela do menu é carbonara de polvo (79 reais; foto), preparado com espaguete nero. O molho untuoso do carbonara, de queijos parmesão e pecorino, dá umidade ao conjunto, que se completa com uma gema de ovo, pedaços de pancetta e um tenro tentáculo de polvo (numa das visitas, o tentáculo estava carnudo e úmido; noutra, porém, mirrado e um tanto ressecado).

Em cortesia que se estende a todas as casas do grupo, não se cobra rolha de quem quiser levar o vinho. Registre-se: vá com tempo, pois há espera todos os dias, até nas segundas-feiras.

Posì (@posimozzaemare)
Rua Aníbal de Mendonça, 158, Ipanema.
Telefone: (21) 3215-8668.

Segunda a quinta, 12h/0h;
Sexta e sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/23h.



HIGHLIGHTS
Posì

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar