Novo hit de Campos do Jordão, Dois Rios leva à montanha ótimas receitas do A Bela Sintra

Os paulistanos sempre sentiram falta de encontrar em Campos do Jordão um restaurante capaz de ombrear com os grandes endereços de São Paulo. Tal panorama felizmente mudou no ano passado com a chegada à estância turística do restaurante português Dois Rios.

A casa carrega em seu DNA um gene precioso: foi inaugurada pelo restaurateur Carlos Bettencourt, do A bela Sintra — restaurante nos Jardins considerado por muitos o português número 1 de São Paulo.

Alentejano de contagiante simpatia (que se projetou no célebre Antiquarius), Bettencourt decidiu abrir um restaurante em Campos depois que passou a dividir seu tempo entre a capital e a montanha. “Costumo ficar metade da semana aqui e metade lá”, conta.

A 5 quilômetros do centrinho, na estradinha que leva ao Horto, o Dois Rios se transformou no boca-a-boca num efervescente hit gastronômico no pedaço.

Mulher do restaurateur, Patrícia Sampaio Bettencourt é quem supervisiona a cozinha. Ela levou à montanha clássicos portugueses que fizeram a fama do A bela Sintra.

Como os pratos principais são bem servidos, vale a pena dispensar o farto couvert (27 reais) e investir nas entradinhas. Entre elas estão os irretocáveis bolinhos de bacalhau (34 reais; 6 unidades; foto) e o ótimo caldo verde (32 reais; foto), com base de batata e incrementado com couve desfiada e pedacinhos de chouriço português.

O menu traz nove versões de prato com bacalhau — em posta, lascas ou desfiado —, como o à lagareiro (posta empanada na farinha de rosca; 148 reais) e o arroz com bacalhau em lascas e espinafre (92 reais).

Uma sugestão imperdível é o “picadinho” do mar (135 reais; na foto que abre o post). Traz numa caçarola vieira, lula, camarão e peixe refogados em molho de tempero exemplar. O prato chega acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão-branco e ovo frito.

Também brilham as receitas com frutos do mar, a exemplo do polvo grelhado com arroz de brócolis (121 reais) e dos camarões ao curry com arroz de amêndoa (173 reais).

Como a carta de vinhos é um tanto limitada, muitos clientes preferem levar a própria garrafa e pagar o valor da rolha (80 reais).

O Dois Rios abre para o jantar somente aos sábados, mas o bacana mesmo é visitá-lo no almoço, que já o bonito salão avarandado se esparrama por um jardim cercado de mata nativa e frondosas araucárias. Um dos segredos do sucesso de Bettencourt é a cortesia com o público. Faz questão de passar de mesa em mesa para cumprimentar os clientes e colher suas impressões.

Dois Rios (@doisriosrestaurante)
Avenida Pedro Paulo, 3275, Descansópolis, Campos do Jordão, tel.: (12) 3663-4772.
Terça a sexta, 12h/17h;
Sábado, 12h/17h e 19h/22h;
Domingo, 12h/16h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Dois Rios Restaurante

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Portuguesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar