Barbatana Amarela está entre os melhores restaurantes de peixes e frutos do mar de SP

Um imóvel de fachada estreita que pouco chama a atenção na Rua Tavares Bastos guarda um dos melhores segredos gastronômicos da Pompeia. É o bar-restaurante Barbatana Amarela, um achado no pedaço que merece ter sua fama expandida para os quatro cantos da cidade.

A casa é comandada pelo chef Diogo Wada, que antes de abrir o próprio negócio trabalhou em cozinhas relevantes da cidade, como Mocotó, Balaio e Tanit.

Dá para afirmar, sem medo de errar, que o despretensioso Barbatana Amarela está entre os melhores restaurantes focados em peixes e frutos do mar de São Paulo.

Como os preços são consideráveis, o ideal aqui é ir em grupo para — como diz um diplomático amigo meu — platitar, ou seja, compartilhar os pedidos no centro da mesa.

Morador do bairro e fã de pesca submarina (que praticava em Ubatuba), o chef Diogo Wada prepara alguns tentadores petiscos de pegada espanhola.

Entre eles estão polvo à galega (82 reais), camarão al ajillo (92 reais), tostada de lula com coalhada seca (56 reais; foto) e as impecáveis croquetas de camarão (55 reais; 4 unidades; foto), de tamanho generoso e recheio cheio de sabor.

Também vale a pena provar o tartar de atum (92 reais; foto), montado numa bonita apresentação com guacamole, tomate-cereja e batatinha chips.

A atual moda de preparar sanduíches com peixes e frutos do mar também está representada no menu do Barbatana. São especialmente tentadores os sanduíches de tentáculo de polvo (62 reais) e o de lombo de atum cru (56 reais), este ainda melhor, incrementado com maionese caseira com wasabi, tomate, cebola-roxa e alface.

Quem ainda tiver apetite, pode finalizar com um dos pratos principais. Alguns destaques são o arroz de frutos do mar (124 reais), o espaguete ao vôngole (99 reais) e, uma novidade, o farfalle ao molho de ossobuco com polvo (117 reais),

Para bebericar, há cerveja Lohn nas versões pilsen (17,90 reais) e IPA (19,90 reais) e drinques como o smash de coentro (39 reais), um basil smash com coentro no lugar do manjericão.

Ah, antes que me perguntem: o nome da casa homenageia um tipo de atum, de barbatana amarela.

Barbatana Amarela (@barbatana_amarela)
Rua Tavares Bastos, 682, Pompeia.
WhatsApp: (11) 9-8777-9906.
Terça e quarta, 19h/22h30;
Quinta e sexta, 19h/23h;
Sábado, 12h/17h e 19h/23h;
Domingo, 12h/16h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Barbatana Amarela

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Peixes e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar