Casa Europa (SP)

Nota Final

Criador de dois bares-restaurantes de megassucesso no Jardim Paulistano, a Adega Santiago e o Taberna 474, Ipe Moraes abraçou mais um ponto no bairro. Desde novembro, o restaurateur paulistano está à frente da longeva Casa Europa, que já passou por várias fases desde sua abertura, em 1987.

O vistoso imóvel de esquina da Alameda Gabriel Monteiro da Silva ganhou o visual rústico-chique que já virou marca registrada das casas de Ipe. Como no Adega e no Taberna, há muita madeira de demolição, mesas e cadeiras assinadas pelo designer Carlos Motta, prateleiras repletas de vinhos e, claro, um forno a lenha.

Se nas casas-coligadas o cardápio mira receitas típicas de Portugal e da Espanha, aqui o pendor é italiano, com ótimas massas de produção própria. É tentador o tagliolini na manteiga e sávia servido com filé-mignon em corte alto e cogumelos (53 reais; foto na galeria). Há ainda o ravióli de queijo meia cura ao molho de tomate e manjericão (47 reais) e o bavette verde (variação do espaguete) com polvo e tomate fresco (61 reais). Quem quer fugir das massas pode pedir o peixe do dia e torcer para ser o amanteigado black cod (58 reais; foto na galeria), servido com legumes grelhados.

Ambiente (2)Das entradinhas, não perca os crostinis, preparados sobre fatias de pão português levadas ao forno a lenha para dar uma tostada. Depois, elas recebem coberturas frias, como a de ricota, tomatinhos e manjericão (26 reais; foto galeria), que fica ainda melhor com o azeite italiano da casa, de importação própria.

Outra seção do menu destaca oito variação de ragus e bolonhesas (tradicional, linguiça, costela, rabada, pato; 45 a 58 reais cada um), com massa a escolha. A versão provada no dia da visita (nhoque ao ragu de cordeiro) estava deliciosa — embora fosse de se esperar a carne desfiada; e não em pedaços, como foi servida.

Entre os vinhos em taça figuram o argentino Miras Malbec 2010 (24 reais), da Patagônia, e o também tinto Quinta da Bica Vinhas Velhas 2007 (33 reais), da região portuguesa do Dão. Na entrada da casa (agora pela Rua Cônego Eugênio Leite), há uma área de espera e um empório, com massas, molhos e conservas, entre outros produtos.

Casa Europa
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 726, Jardim Paulistano, tel.: (11) 3063-5577.
Diariamente, das 12h à meia-noite.

Preços e horários checados em março/2014.

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

2 Comments

  • Responder março 10, 2014

    alejandro

    boa dica Fabio, vou agendar mas com restrições, porque escorregaram um pouquinho com os preços das taças de vinho… O Marcelo Miras Malbec (muito bom por sinal!) a 24 contos a taça é um absurdo!

    • Responder março 31, 2014

      Fabio Wright

      oi, alejandro!
      eu sei que lá na casa europa eles permitem levar o próprio vinho.
      cobram 50 reais de rolha.
      vale mais a pena que pagar o valor da taça.
      abração, fabio

Comente este artigo