Mesmo tão procuradas por brasileiros que viajam aos EUA, as cadeias de restaurante americanas, curiosamente, não tem vida fácil quando instalam suas filiais no Brasil. Há endereços que prosperam, como o Outback, outros que naufragam, caso do P.F. Chang’s e do Hooters, e ainda aqueles que não se expandem como planejado, a exemplo do Benihana.
Só o tempo dirá, portanto, qual será a aprovação por aqui do Dickey’s Barbecue Pit.
Fundada em Dallas em 1941 por um veterano da I Guerra Mundial, o já falecido texano Travis Dickey, a casa instalou sua primeira unidade na América Latina num imóvel de dois pavimentos na Alameda Santos — em frente a uma unidade do restaurante Ráscal.
Maior rede de churrasco texano do mundo, com 550 lojas só nos EUA, o Dickey’s tem como principal atrativo as carnes lentamente defumadas em churrasqueira fechada. São servidas como num fast food, com pagamento prévio no caixa.
Para agilizar o serviço, os cortes ficam pré-prontos numa estufa aquecida. Daí serem servidas mornas, como é o padrão da rede.
O modelo tem suas vantagens: dá para provar até três carnes diferentes num combo que sai 58 reais e inclui dois acompanhamentos.
No dia da visita, o pulled pork (carne suína desfiada) e as pork ribs (costelinhas de porco) estavam parcialmente ressecadas. Saíram-se melhor o brisket (peito bovino), o burnt ends (pontas tostadinhas do brisket, cortadas em cubinhos) e a tentadora linguiça (foto) com pimenta jalapeño e cheddar inglês, receita exclusiva da marca.
Também vem dos EUA outro destaque do Dickey’s — o molho barbecue, bem saboroso e com um irresistível toque de acidez. A partir dele são feitos ainda os molhos de barbecue adocicado, barbecue picante e o MVP, incrementado com mostarda e Coca-Cola.
Os acompanhamentos, porém, são sofríveis, quase todos sem sabor. Os melhorzinhos são o okra (foto), que traz crocantes pedacinhos de quiabo empanado, e o creme de espinafre.
No piso superior da casa, num salão com teto retrátil, funciona um bar com programação de banda ao vivo nas noites de quinta-feira.
Ali, pode-se bebericar o bom chope Goose Island Session IPA (16,90 reais) e drinques com Jack Daniel’s, a exemplo do gentleman sour (33 reais), com o o tennessee whiskey Gentleman Jack, limão-taiti, xarope de açúcar, clara de ovo pasteurizada e fatia de laranja. No happy hour de segunda a sexta, das 17h às 20h, os chopes saem com 50% de desconto.
Dickey’s Barbecue Pit (@dickeysbrasil)
Alameda Santos, 843, Jardins.
Segunda a quinta e domingo, 7h/23h;
Sexta e sábado, 7h/0h.
Fotos do abre e do salão: Mario Rodrigues/Divulgação.
HIGHLIGHTS
Dickey’s Barbecue Pit
Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Churrasco texano