Chef Marco Espinoza inaugura na Pompeia o Cantón, restaurante de cozinha sino-peruana


Idealizador de casas como Lima Cocina, El Chaco e Taypá, espalhadas por Rio, São Paulo e Brasília, o chef e restaurateur peruano Marco Espinoza criou mais uma marca gastronômica no início de 2021. Montou em Copacabana o Cantón, restaurante que acaba de estrear em SP.

Numa simpática esquina na Pompeia, o endereço aposta na chamada culinária chifa, tão popular no Peru e marcada por receitas com influências chinesas e peruanas.

Com iluminação difusa, o atraente salão tem visual idêntico à matriz carioca, com elementos que remetem à cultura do gigante asiático, como lanternas vermelhas, sombrinhas orientais e imagens de dragões.

Uma boa entradinha são os wontons (22 reais; porção com 6 unidades; foto). Bem sequinhos, os pasteizinhos fritos recheados de camarão e carne suína casam bem com o molho agridoce de tamarindo servido à parte.

Mesmo rico em sabor e com picância na medida, o ceviche clássico pecou por vir com pouco leche de tigre — caldo de limão temperado que é a alma deste prato peruano.

Como não poderia deixar de ser, a lista de pratos principais apresenta um ícone da cozinha chifa, os fartos arroz chaufa.

São preparados na wok junto com ovo, vegetais e algum tipo de carne ou frutos do mar, como frango (49 reais), filé-mignon (66 reais) e camarão picante (64 reais; foto).

Também se destacam no menu as receitas com macarrão oriental. No dia da visita, fez bonito o sahofan de camarão (95 reais), receita de ótimo tempero agridoce que combina o crustáceo com massa alongada de arroz, shiitake, abacaxi, pêssego, amendoim e broto de feijão.

Das sugestões etílicas, falta arredondar o pisco sour (32 reais), com push alcoólico e dulçor acima do ideal. Em compensação, agradou o herbáceo e cítrico green dragon (33 reais; foto), que combina pisco, vodca, limoncello, hortelã e capim-santo.

Cantón (@canton.sp)
Rua Padre Chico, 631, Pompeia.
Telefone: (11) 3872-8948.

Segunda a quinta, 12h/15h30 e 19h/23h;
Sexta, 12h/16h e 19h/0h;
Sábado, 12h/17h e 19h/0h;
Domingo, 12h/18h e 19h/22h.

Fotos do abre e do arroz chifa: Fabio Rossi/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Cantón

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Sino-peruana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar