Ótima novidade na Vila Mariana, Mapu encanta com noodles e petiscos típicos de Taiwan

Ainda que devagar, devagarinho, São Paulo segue multiplicando sua oferta de cozinhas asiáticas. Nos últimos tempos, chegaram à cidade mais endereços coreanos, vietnamitas e tailandeses. A novidade agora é um descolado taiwanês — o Mapu, na Vila Mariana.

Depois de funcionar por dois anos como food truck, o Mapu ganhou em agosto uma já concorrida sede. Instalou-se num simpático imóvel na Rua Áurea, próximo ao quarteirão mais agitado da Rua Joaquim Távora.

Explicam a inspiração da casa as raízes familiares do sócio Duilio Biin Homg Lin. A mãe dele, que ajuda a tocar o negócio, é Jasmine Chin Chih Chen, taiwanesa que foi chef do Zu Lai, em Cotia, o maior templo budista da América Latina.

Mapu, aliás, é uma forma carinhosa de dizer mãe em taiwanês. Quem costuma frequentar asiáticos sentirá familiaridade com o cardápio, que abarca um bom número de sugestões vegetarianas e veganas.

Entre as entradinhas para compartilhar estão os tenros pedaços de frango à moda de Taiwan (25 reais; foto), empanados com farinha típica de batata-doce, e o xian bing (16 reais; 2 unidades), um saboroso dumpling recheado de nirá que lembra um guioza.

Também cheios de sabor são os cogumelos no vapor (28 reais; foto), servidos com macarrão somen à parte. A sugestão reúne shimejis preto e branco, eryngui e shiitake num saboroso molho de shoyu, alho e cebolinha.

O Mapu prepara ainda bons baos (sanduíches no pão cozido no vapor), em tamanho maior que o convencional. Um dos melhores é o de pulled pork (19 reais; foto), incrementado com amendoim, conserva de mostarda e coentro.

Os pratos principais também têm preços atraentes, a exemplo do arroz servido numa tigela coberto por pancetta refogada, ovo cozido e picles de nabo (19 reais; foto).

Um dos três noodles disponíveis, o dan dan mian (32 reais; foto) traz macarrão com molho de pimenta sichuan, condimento chili oil, pancetta também refogada e brócolis.

Ainda melhor é o niu rou mian (32 reais), que leva um caldo bovino bem saboroso, com canela em destaque no aroma e no sabor. Completam a receita cubos de músculo bovino, acelga chinesa (bok choy) e tomate desidratado.

A lista de bebidas inclui alguns gaseificados não-alcoólicos taiwaneses, a exemplo da Apple Sidra (8 reais), uma espécie de tubaína de maçã superpopular na ilha asiática. Há também bons rótulos da cervejaria Tábuas, de Campinas (SP), como a saborosa west cost IPA Estaca (31 reais; 473 mililitros; foto).

Fique atento: a casa fecha às 22h no jantar.

Mapu (@mapurestaurante)
Rua Áurea, 307, Vila Mariana, tel.: (11) 5083-4778.
Terça a sexta, 18h30/22h;
Sábado, 12h/15h30 e 18h30/22h;
Fecha aos domingos e às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Mapu

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Taiwanesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar