Chef Dagoberto Torres desbrava novos mares no Brisa, recém-aberto no térreo do Copan

Dono da Barú Marisquería, que há sete anos cativa os paulistanos com receitas de peixes e frutos do mar nos Jardins, o chef colombiano Dagoberto Torres inaugurou em agosto um novo bar-restaurante, que nem bem abriu as portas e já virou sensação em São Paulo.

Com somente doze lugares num balcão que circunda a cozinha, o Brisa não poderia ter localização mais especial.

Fica aninhado no térreo do efervescente edifício Copan, no centro da cidade. Como a casa-mãe, aposta no frescor dos preparos marítimos. São catorze novas receitas do chef, apresentadas no formato de pequenas porções para compartilhar.

Abrem bem os trabalhos as ostras na chapa (42 reais; foto), servidas na própria concha com uma deliciosa leche de tigre de amendoim.

No dia da visita, também se tornou um dos prediletos da noite a guacamole (47 reais; foto). Numa costura harmoniosa de sabores, o preparo mexicano de avocado ganha a companhia de camarão, maionese de pimenta chipotle e folhas de coentro. 

Outra sugestão surpreendente é o chora patacón (38 reais; foto). Para comer com as mãos e apresentado no formato que lembra um canapé, traz uma base de chicharrón de frango (pele da ave frita). Por cima, entrelaça com harmonia atum marinado, creme azedo de raiz-forte e ovas de arenque.

Das friturinhas, não perca o ebi onsen (57 reais; foto). Nele, três camarões abertos empanados vêm escoltados por um molho potente de shoyu, nam pla e molho de ostra que chega à mesa coberto por ovo pochê. Misture tudo e seja feliz!

Por fim, para saciar a fome de vez, cai bem pedir o único prato principal do menu: peixe na chapa (no dia, dourado) servido na folha de bananeira com grão-de-bico (77 reais), que faz boa dupla com o arroz basmati coberto com ramos de brócolis (37 reais).

A seção de bebidas reúne vinhos de pequenos produtores, saquês (a partir de 49 reais a dose) e coquetéis de pegada latina, a exemplo da docinha e cítrica limonada de coco (42 reais), combinação de rum, leite de coco, limão e açúcar apresentada no copo baixo com gelo.

No imóvel em frente ao Brisa, Dagoberto Torres promete inaugurar o Barú Sandu, um braço da casa dedicado aos sanduíches com peixes e frutos do mar.

Brisa (@brisadobaru)
Avenida Ipiranga, 200 (Edifício Copan), centro.
WhatsApp: (11) 99307-8636.
Terça a quinta, 12h/15h e 19h/22h30;
Sexta e sábado, 12h/16h e 19h/22h30;
Domingo, 12h/17h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Brisa

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Peixes e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar