Izakaya Taka Daru dá expressivo salto de qualidade com chegada do chef Uilian Goya

Numa esquina aprazível e ambientado como uma acolhedora taberna japonesa, o Taka Daru foi o primeiro izakaya a aterrissar na região apelidada de Baixo Pinheiros. A casa, porém, não decolou como se esperava e acabou vendida no ano passado para o grupo que controla os restaurantes Jacarandá, Obá (rebatizado de Mamuang Thai House) e Antonietta Cucina.

Agora, um novo capítulo do Taka Daru começa a ser escrito. A casa estreou no mês passado o menu do recém-contratado chef Uilian Goya, que havia mostrado suas habilidades no Kinoshita e no extinto Sanpo. Ele volta ao Brasil depois de uma temporada no México, onde trabalhou no japonês Makoto.

Goya montou um cardápio com receitas típicas de izakaya, algumas com toque contemporâneo.

É o caso, por exemplo, da cremosa omelete (30 reais; foto), inspirada na que o chef Paulo Shin faz no restaurante coreano Komah. É servida com cubos de tofu, maionese caseira, katsuobushi (peixe seco ralado) e o amarguinho pepino japonês goya.

Outra delícia para compartilhar, a pancetta cozida por 6 horas e depois pururucada na grelha (28 reais; na foto que abre o post) chega à mesa mergulhada num ótimo molho ponzu, que leva shoyu, sucos de limão-taiti e laranja mais lascas de alho frito.

A cozinha sai-se bem também nos tradicionais guioza (30 reais; 6 unidades) — pastelzinho de massa delicada — e takoyaki (36 reais; 5 unidades; foto), bolinho de textura macia de farinha de trigo e cará recheado de polvo, gengibre e cebolinha.

Já se tornou um hit da casa o sanduíche katsu sando (33 reais; foto). Como num polpettone, o queijo artesanal tipo mussarela (da Fazenda Atalaia) fica derretido dentro de um disco de barriga de porco empanado. Uma tentação.

O sanduba, que vale uma refeição, é servido num pão de miga mais firme, criado em parceria com a padeira Virgínia Oda. Completam a criação maionese de missô, molho tonkatsu e folha de alga nori.

Vale ligar antes de sair de casa para saber se está disponível. Devido ao preparo trabalhoso da fritura, a pedida aparece no cardápio como sugestão do dia.

Completam o menu lámens, sobas, udons, noodles, domburis e tonkatsus como o karê a cavalo (50 reais; foto) — uma versão oriental do bife a cavalo.

Nele, carnudas tiras de lombo suíno empanado ganham a companhia de ovo frito de gema mole e molho karê, ao qual falta mais ardência do curry.

A ala etílica traz rótulos da cervejaria Blondine, de Itupeva (como a boa session IPA Horny Pig; 20 reais), saquês em dose e garrafa e promete-se para breve uma renovação da carta de coquetéis.

Taka Daru
Rua Costa Carvalho, 234, Pinheiros, tel.: (11) 3034-0937.
Segunda a sexta, 11h30/15h30 e 18h/0h;
Sábado e domingo, 12h/0h.

Foto da omelete: Henrique Peron/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Taka Daru Izakaya

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Crítico de bares e restaurantes há mais de 25 anos, trabalhou na Veja São Paulo entre 2003 e 2013 e colaborou com veículos como Estadão, Jornal da Tarde, Época São Paulo e O Globo. Em 2014, criou o site Taste and Fly, no qual publica semanalmente conteúdos sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo, além de dicas de viagens e bebidas. Atualmente, é colunista da CNN Viagem & Gastronomia e assina a marca de vinhos brasileiros Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar