Endereço secreto na Vila Nova Conceição abriga badalado restaurante Primeiro Andar

Um dos aspectos que torna São Paulo gastronomicamente fascinante é sua capacidade de, na imensidão da metrópole, manter certos lugares incógnitos de um público mais amplo. Tal fenômeno deu-se com o Primeiro Andar, um restaurante charmoso e badalado que funciona secretamente na Vila Nova Conceição e abre ao público somente um vez por semana.

FOODFLOOR6A casa foi inaugurada na surdina, no fim de 2016, por sócios como os chefs Marcel Bernardi e Marcello Maksoud (este neto de Henry Maksoud, fundador do célebre hotel) e Carol Celico, ex-mulher do jogador Kaká. É um lugar que merece ser descoberto.

No piso superior de um sobrado, com entrada por uma portinha lateral, o Primeiro Andar tem atmosfera calorosa, de pegada rústico-cool, e atrai um público bonito e animado. O endereço só abre às 5as-feiras no jantar e funciona somente sob reserva, com pagamento prévio do menu de quatro estágios (160 reais).

FOODFLOOR3Na visita realizada (19/4), a cozinha mostrou ótimo desempenho e receitas de várias nacionalidades.

Como amuse-bouche, foi servido um refrescante shot de gaspacho (sopa fria espanhola), aqui preparado com beterraba (foto) no lugar de tomate.

Entradas de sabores bem distintos iniciam o jantar. A primeira delas inspira-se no italiano vitello tonnato. Traz duas fatias de atum cru cobertas por maionese de vitelo, farofa de amêndoa e alcaparra frita — uma combinação arriscada, mas que dá certo. Em seguida, chega uma receita de pendor oriental, um sanduíche aberto de cafta de cordeiro no pão indiano naam (que poderia ser mais macio) com ovo de codorna frito e geleia de tomate.

FOODFLOOR4A única sugestão de prato principal da noite destacou-se. Era uma macia copa-lombo (foto) cozida em baixa temperatura (52 graus por pelo menos 6 horas) e finalizada no forno. Vem acompanhada de repolho fermentado, que dá acidez ao conjunto, além de purê de batata-doce com cogumelos, molho béarnaise impecável e beterraba marinada.

Como o menu é surpresa, é importante avisar sobre restrições alimentares no ato da reserva.

FOODFLOOR5Por conta dos drinques apenas regulares (negroni, 34 reais; foto) e da restrita seleção de vinhos, compensa levar a própria garrafa de tinto, branco ou rosé e pagar 100 reais de taxa de rolha.

PRIMEIRO ANDAR (@thefoodfloor)
Reservas por WhatsApp: (11) 99949-5300



HIGHLIGHTS
Primeiro Andar

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Contemporânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar