Novo Coliseum atrai com fartos panini à moda italiana numa simpática esquina de Pinheiros

Foi após uma viagem em família para a Itália que o publicitário Celso Alfieri e seu filho Caio resolveram procurar um ponto em Pinheiros para investir num primeiro negócio gastronômico — uma casa focada naqueles célebres panini italianos que valem uma refeição.

Instalaram-se na esquina de fachada curvilínea da Rua Fernão Dias com a Faria Lima, em Pinheiros, e fizeram dela o Coliseum, inaugurado em junho.

Ali, a dupla serve sanduíches de até 400 gramas num pão italiano chamado schiacciata, muito popular na região da Toscana. Com casca crocante e miolo areado, são preparados sob encomenda por uma padaria no centro de São Paulo.

Os nove panini são montados com recheio frio e pão quentinho com legítimos embutidos italianos, fatiados na hora, como presunto cru, mortadela e pancetta.

Há também três sugestões vegetarianas, como o de berinjela, abobrinha, alcachofra confit, rúcula e geleia de peperoncino.

Antes dos sandubas, vale começar com a ótima salada de risoni ao pesto (48 reais; foto), que traz o macarrão em formato de arroz mais couve kale crocante, tomate-cereja, mussarela de búfala, azeitona preta e cebola-roxa.

Um dos destaques entre os panini é o brutale (55 reais; foto). Combina mortadela italiana cortada bem fininha com pasta caseira de pistache, queijo stracciatella e pistache tostado.

Também causou boa impressão o barbaro (62 reais; foto), com generosa quantidade de presunto cru mais burrata, tomatinho confit e folhas de rúcula. Se achar necessário, peça um pouco de azeite para deixar os sanduíches mais apetitosos.

Para a sobremesa, a casa oferece duas tentações italianas. Os fãs de cannoli (17 reais) podem se deliciar com três recheios desta sobremesa típica da Sicília, como o de ricota com pistache tostado e gotas de chocolate. Na seleção de gelatos (15 reais) aparecem sabores como caramelo salgado, stracciatella e limão-siciliano.

Coliseum — Panini Italiani (@coliseum.panini)
Rua Fernão Dias, 37, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-9222-4554.
Terça a quinta, 9h/22h;
Sexta e sábado, 9h/23h;
Domingo, 9h/22h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos do panino barbaro e da salada: Thiago Han/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Coliseum

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Sanduíches

Crítico de bares e restaurantes há mais de 25 anos, trabalhou na Veja São Paulo entre 2003 e 2013 e colaborou com veículos como Estadão, Jornal da Tarde, Época São Paulo e O Globo. Em 2014, criou o site Taste and Fly, no qual publica semanalmente conteúdos sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo, além de dicas de viagens e bebidas. Atualmente, é colunista da CNN Viagem & Gastronomia e assina a marca de vinhos brasileiros Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar