Aguardada estreia de 2018, Vista inaugura no privilegiadíssimo rooftop do MAC-USP

Um dos mais aguardados endereços deste primeiro semestre, o Vista nem bem abriu as portas e já está, como era esperado, instantaneamente concorrido. Inaugurado no dia 3 de abril, o restaurante desperta curiosidade, primeiramente, por sua incrível localização, na impressionante cobertura no 8° andar do Museu de Arte Contemporânea, o MAC-USP.

VISTA6O prédio, projetado por Niemeyer nos anos 50, fica de frente para o Parque do Ibirapuera e proporciona uma vista panorâmica daquelas de embasbacar.

Além do restaurante, o empreendimento com mais 2.000 metros quadrados (sendo 850 deles cobertos) terá mais dois bares anexos. O maior deles tem abertura prevista para maio e espraia-se por uma área ao ar livre frontal ao Obelisco.

VISTA8Acertadamente, o grupo por trás da empreitada — chamado Indústria de Entretenimento, que cuida dos bares The Sailor, Rey Castro e Jet Lag Pub — convocou para zelar pela cozinha o talentoso Marcelo Corrêa Bastos, do bacana restaurante brasileiro Jiquitaia. Também sócio do negócio, ele responde não só pela criação das receitas como também pela execução dos pratos no dia-a-dia.

Mesmo em início de atividades, a cozinha do Vista mostrou ótimo desempenho na primeira visita realizada. A exemplo do Jiquitaia, o menu tem pegada brasileira, com os já conhecidos toques autorais bem sacados do chef.

VISTA7Uma das entradinhas, o crocante tempurá de cambuquira (broto de chuchu, abóbora ou abobrinha) é valorizado por uma ótima releitura da salsa verde mexicana, incrementada com coentro e pimenta-de-cheiro. A porção custa 25 reais.

Também brilharam o quiabo grelhado (23 reais), com maionese de dendê e farofa de camarão seco, e o carapau selado (33 reais). As fatias do peixe vêm mergulhadas num molho quase emulsificado de leite de amendoim, azedinha fatiada e cará cru.

VISTA3A lista de pratos principais segue com sugestões como moqueca capixaba de peixe e camarão, pato no tucupi, assado de tira com arroz biro-biro (este com mandioquinha, linguiça, carne-seca e cebola frita) e o úmido arroz de frutos do mar (79 reais; foto).

De maciez exemplar, o carré e alcatra de cordeiro é servido com um molho inspirado em receitas africanas e no mexicano mole. Cozido por horas, o denso molho é preparado à base de folha de mandioca com especiarias variadas como gengibre, salsão, cominho, páprica, dendê e amendoim.

VISTA2O serviço, vale a ressalva, ainda está um pouco atrapalhado neste início de operação.

Aberto por enquanto apenas no jantar, o Vista deve começar a funcionar para almoço entre o fim de abril e o início de maio, somente nos fins de semana. Aos sábados, haverá feijoada à la carte e, aos domingos, o chef promete preparar leitão à pururuca.

Vista Restaurante — MAC-USP Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, 8º andar, Ibirapuera, tel.: (11) 97382-7261.
Terça a sábado, 19h/0h.
(Em breve, a casa abrirá também aos sábados no almoço e aos domingos).



HIGHLIGHTS
Vista

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar