Bia Hoi leva suas boas receitas vietnamitas para um nostálgico sobrado em Pinheiros

Foi a partir de um projeto que organizava jantares fechados num apartamento na Avenida São Luís, no centro de São Paulo, que a paulista Dani Borges criou o Bia Hoi, em 2017 — endereço na Rua Rêgo Freitas que se firmou como um dos principais de cozinha vietnamita na cidade.

Duas semanas atrás, ela e o marido Fernando Brito resolveram levar a casa para Pinheiros. Inauguraram uma filial do Bia Hoi num nostálgico e atraente sobrado, com varanda na entrada e quintal nos fundos, na Rua Simão Álvares.

Como na matriz do centro, a maioria das receitas são do norte do Vietnã, onde fica a capital Hanói — região na qual a proprietária e chef estudou esta culinária ao longo de três viagens ao país asiático e provou sabores locais em muitos bares e barracas de rua.

Essencial na culinária vietnamita, o molho nuoc cham potencializa o sabor de várias receitas com sua deliciosa combinação salgado-doce-picante-ácida. Aparece, por exemplo, nos pasteizinhos de polvilho doce de textura glutinosa feitos no vapor. Podem vir recheados de carne suína e camarão (29 reais; 5 unidades), de abóbora cabotiá ou de tofu e dill.

Também vale a pena provar o thit vien (37 reais; foto), que reúne bolinhos de filé-mignon suíno salteados e caramelados antes de receberem uma cobertura de gergelim. São servidos com molho nuoc cham e folhas de alface para que o cliente monte trouxinhas à mesa.

Na visita realizada, decepcionou o sanduíche banh bao, com pão no vapor grande demais para pouco recheio.

Na sortida lista de pratos principais figuram o pho bo (56 reais), prato nacional do Vietnã, e outros noodles com macarrão de arroz; o curry amarelo de frango e legumes à moda vietnamita (48 reais) e três versões de arroz salteado na wok, a exemplo do côm chien de filé-mignon suíno e leite de coco (53 reais; foto).

Uma novidade do menu, disponível só em Pinheiros, é o ardido tom kho khe (69 reais; foto). O prato reúne quatro camarões grelhados e cubos de batata-doce banhados por um bisque do crustáceo caramelado no qual predomina a potência da pimenta sriracha.

Para bebericar, além de um ótimo refresco caseiro de gengibre (15 reais), há uma boa seleção de cervejas artesanais brasileiras e chope da cervejaria paulistana Tarantino nas versões lager (15 reais) e IPA (18 reais), ambos servidos no copo americano de 300 mililitros.

Bia Hoi Pinheiros (@biahoisp)
Rua Simão Álvares, 454, Pinheiros, tel.: (11) 3034-5595.
Terça e quarta, 12h/16h e 19h/23h;
Quinta a sábado, 12h/0h;
Domingo, 12h/22h;
Fecha às segundas-feiras.

www.biahoi.com.br.



HIGHLIGHTS
Bia Hoi Pinheiros

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Vietnamita

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar