Restaurante e doceria, novo Alyah merece lugar entre os melhores libaneses de SP

Quem passa regularmente pela Avenida Indianópolis, no Planalto Paulista, deve se perguntar o que é afinal aquele novo imóvel de pé-direito altíssimo e iluminação exagerada que parece uma das enormes padarias paulistanas. Da próxima vez, pare e confira: trata-se do Alyah, híbrido de doceria e restaurante que merece lugar entre os melhores endereços libaneses de SP.

Próxima ao Esporte Clube Sírio, a casa foi inaugurada em novembro por empresários libaneses e brasileiros dispostos a apresentar a cozinha do país do Oriente Médio com o máximo de fidelidade às receitas originais.

Para tal, trouxeram de lá os chefs Kamal Jaafar e Amer Shehadeh para cuidar do restaurante e da produção diária de uma variedade de 80 doces típicos, expostos numa tentadora vitrine de 7 metros, logo na entrada.

Entre as sugestões frias, é imperdível a fatouch (26 reais; foto), uma das melhores da cidade. A clássica salada árabe de alface, tomate, pepino e rabanete tem como diferencial um ótimo molho agridoce de melaço de romã e limão. É finalizada com tirinhas de pão pita frito e sementes de romã.

Também fazem bonito o quibe frito com coalhada (8 reais; foto) e o quibe cru (45 reais; foto), coberto por hortelã e de sabor enriquecido pelo pesto de manjericão que acompanha a pedida.

Outra receita tradicional bem executada ali é o fatteh de carne bovina (50 reais; foto). Traz numa tigela torradinhas de pão pita frito lambuzadas em iogurte junto com pedacinhos de carne bovina (que poderiam ser mais abundantes), berinjela, amêndoas assadas e manteiga ghee derretida.

Feitas no capricho, a seleção de 23 esfihas são outro destaque no menu. São montadas e assadas na hora num forno a gás e, vale o aviso, mesmo as pequenas são bem generosas.

Entre as coberturas estão a ótima combinação de carne moída temperada, queijo e ovo (18 reais a pequena; na foto que abre o post) e a de muhamara (pasta de pimentão vermelho) picante com queijo (18 reais). Há também versões de zaatar, de cafta, de faláfel e de shawarma de frango.

De sexta a domingo, a casa promove apresentações de música típica e dançarinas do ventre. Em breve, os doces e outras delícias da Alyah devem chegar ao shopping Cidade Jardim.

Alyah Doceria e Cozinha Libanesa (@alyahsweets)
Avenida Indianópolis, 1401, Planalto Paulista, tel.: (11) 2371-2125.
Segunda a domingo, 8h/23h.
O restaurante funciona a partir das 11h.
Entrega em domicílio: IFood e Uber Eats.



HIGHLIGHTS
Alyah

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Libanesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar