Aproveite o início do ano para conhecer a Casa Rios, um dos melhores endereços de 2021

Uma das melhores notícias do mundo da gastronomia em São Paulo nos últimos meses foi o regresso à ativa do Rios, no Tatuapé. Depois de quase dois anos fechada, a casa renasceu rebatizada como Casa Rios na mesma Rua Itapura — só mudou de quarteirão. Para quem não é do pedaço, vale sim o deslocamento até a Zona Leste para conhecer o lugar, aberto em setembro.

Maior, mais bonito e com uma cozinha de alto nível, o endereço segue comandado pelo casal de chefs Rodrigo Aguiar e Giovanna Perrone, que apresentam ali receitas autorais brasileiras permeadas pelo calor do fogo.

No salão principal, aliás, é possível avistar os dois enormes fornos feitos sob encomenda (um a lenha e o outro a carvão) por onde passam praticamente todas as sugestões.

Delícia mineira entre as entradinhas, os pasteizinhos de angu (34 reais a porção; foto) são montados com massa de fubá de milho e recheados com creme feito com o queijo de cabra Trilha, da Fazenda Atalaia (SP).

Também convidativas são as minilulas na brasa (49 reais), servidas com uma aveludada emulsão de amendoim e alho, inspirada na típica sopa fria espanhola ajo blanco.

Entre os seis pratos principais, só um deles é para compartilhar: a costela de porco preto assada com feijão-mudubim (215 reais).

Um dos mais surpreendentes é o frango caipira (79 reais; foto), de carne úmida e tenra. Depois de marinadas em leite de manteiga, coxa e sobrecoxa passam pela brasa antes da finalização em forno a lenha. Completam a receita maionese de coentro, emulsão de cebola queimada e, o mais especial, um arroz cozido num vibrante rôti de cebola.

Também elaborado com cateto, o arroz de costela bovina no forno a lenha (107 reais) apresenta-se como outro hit da cozinha.

O segredo da maciez está no preparo a vácuo em baixa temperatura. Alegorizam a receita um vinagrete de abóbora tostada com toque cítrico além de tomate e ervas aromáticas.

São servidos bons drinques por lá, executados pelo bartender Arthur Peres (ex-Charco), como o delicioso gim-tônica Rios (35 reais), com gim mineiro Yvy Mar, raspas de puxuri (a “noz-moscada” da Amazônia), zimbro, óleo saccharum de limões e grapefruit maçaricada.

Casa Rios (@casariosrestaurante)
Rua Itapura, 1327, Tatuapé, tel.: (11) 2091-7323.
Terça a sexta, 12h/15h30 e 19h/23h;
Sábado, 12h/16h30 e 19h/23h;
Domingo, 12h/16h30;
Fecha às segundas-feiras.

Foto dos chefs: Giuliana Nogueira/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Casa Rios

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Brasileira autoral

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar