Novo Canto do Picuí leva receitas alagoanas de chef para rua gastronômica de Pinheiros

O sempre movimentado e vibrante corredor gastronômico da Rua Ferreira de Araújo, na região apelidada de Baixo Pinheiros, ganhou mais um restaurante que merece atenção. No fim de 2021, foi inaugurado no pedaço o Canto do Picuí, casa de origem alagoana.

O endereço marca a estreia em São Paulo do chef Wanderson Medeiros (foto), que nasceu na Paraíba (na cidade de Picuí) mas fez seu nome em Alagoas, onde comanda o tradicional restaurante Picuí, em Maceió, e o bufê da célebre festa Réveillon dos Milagres, na badalada Praia de São Miguel dos Milagres.

Para tocar a filial paulistana, Medeiros escalou o chef alagoano Rafael Farias.

Sobretudo nas entradas, não espere a fartura típica das casas de comida regional brasileira. As minicroquetas de siri catado, por exemplo, são saborosas, mas minúsculas e caras (49 reais; cinco unidades; foto). 

A melhor dica para iniciar a refeição é carne-de-sol desfiada com natas (44 reais; individual; foto), servida com beiju de tapioca.

Oito receitas figuram na lista dos pratos principais, que se caracterizam pelo contraste entre salgado e doce. É o caso do arroz de polvo (98 reais) — o mesmo servido na ceia de réveillon de Milagres —, que leva banana-da-terra do preparo.

Também nesta pegada é o peixe assado (96 reais; foto). Na visita realizada, a posta de robalo (o pescado pode variar) tinha sabor potencializado por um vigoroso caldo de sururu — marisco que a casa traz quinzenalmente de Maceió. Para completar o prato, entra uma farofa de castanhas (de caju e do pará), coco e um toque de banana passa.

Em ótimo ponto bem rosado, a carne-de-sol de filé-mignon (89 reais; foto) pecou só pelo acompanhamento: um creme de queijo-de-coalho um tanto líquido — diferente do pirão que compõe a receita da matriz alagoana — que beira o enjoativo.

As sobremesas são para quem gosta de doce de verdade. Incluem a cocada de colher com sorvete de tapioca (36 reais) e o sorvete de rapadura com farofa de canela (34 reais).

Canto do Picuí (@cantodopicui)
Rua Ferreira de Araújo, 329, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-5583-7134.

Terça a quinta, 19h/23h30;
Sexta e sábado, 12h/15h e 19h/23h30;
Domingo, 12h/15h.



HIGHLIGHTS
Canto do Picuí

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar